Academia da Saúde, acolhimento e cuidado que vale por um abraço

No espaço são realizados exercícios que mexem com o corpo e a mente

Neste dia, (22), ‘Dia do Abraço’, a Prefeitura de Japeri por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), e da Academia da Saúde, contam a história de quem se sente acolhido e abraçado pelos serviços oferecidos na gestão municipal.

A dona de casa, Ivanilda Severina da Silva, 62 anos, moradora do Alecrim, é uma dessas pessoas que relata um triste começo, mas, acolhida por um conjunto de serviços que contribuíram para sua recuperação e mudança de vida, ela dá uma sequência feliz a sua história. Hoje, em cada abraço recebido, ela pode retribuir e acolher novos amigos.

Há dois anos, ela saía de casa pela manhã, seu destino era o trabalho, mas, no meio do caminho um atropelamento por moto mudou toda sua vida. Foram internações, fisioterapias e muitos medicamentos. O acidente destruiu sua vaidade, arrebatou o seu sorriso e paralisou seus movimentos, fazendo com que tivesse que tomar banho em cadeira higiênica e contar com auxílio para realizar atividades diárias.

Ao receber a alta hospitalar, ingressou nas consultas, tratamentos e acompanhamentos da rede de saúde.  Neste momento, a dona de casa conheceu a Academia da Saúde, onde hoje, ela se exercita, encontra amigos e recebe toda a atenção em saúde que seu quadro clínico necessita. “Aqui é um tratamento, que não é de beleza, a gente vem aqui pra se curar e olha como eu estou”, relata levantando até a cabeça o braço que antes estava paralisado.

Para dona Ivanilda, o cuidado se mostra quando ela leva sua caderneta do idoso para casa e mostra a sua filha, segundo ela, passa aos familiares uma mensagem de cuidado. “A gente mostra esse livro que fala tudo do idoso e a família entende que aqui tem gente que se importa com a gente”, relata emocionada.

ACADEMIA DA SAÚDE

No espaço são realizados exercícios que mexem com o corpo e a mente, criam uma conexão entre os cerca de 200 participantes e reafirmam o compromisso de toda a rede de saúde com uma qualidade de vida acessível.

As ações de promoção da saúde fazem parte da Rede de Atenção Básica da Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), que disponibiliza equipamentos e profissionais qualificados para complementar o cuidado integral.

De acordo com a coordenadora Fabiana Oliveira, muitos idosos como dona Ivanilda, chegam todos os dias na Academia da Saúde e são acolhidos e abraçados pela equipe. “Para eles o que oferecemos é muito além de exercícios. É abraço, acolhimento e cuidado. Pessoas como ela nos motiva a fazer sempre mais”, relata.

As atividades acontecem às segundas, terças e sextas das 7h às 9h, com ginástica, Zumba, funcional e Pilates.

DIA DO ABRAÇO

A data surgiu a partir da iniciativa do australiano Juan Mann que criou a campanha Free Hugs Campaign, em 2004, com o simples objetivo de distribuir abraços “gratuitos” para pessoas desconhecidas pelas ruas de Sydney.

O dia do abraço faz parte do calendário de diversos países. O gesto também promove o bem-estar e melhora a memória. Estes efeitos positivos devem-se à liberação de oxitocina no organismo. Esta substância, conhecida como o hormônio do amor, tem influência nas ligações emocionais e no comportamento social do indivíduo.