Secretaria Municipal de Educação de Japeri apresenta novo sistema de gestão educacional

‘EDUC +’ promete desburocratizar e agilizar a dinâmica diária do trabalho dos profissionais da educação.

A Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), apresentou nesta terça-feira (23/5) o ‘EDUC +’, novo sistema de gestão educacional que será implantado no município. Os gestores das escolas municipais e orientadores pedagógicos foram reunidos no auditório da Semed e assistiram a uma apresentação sobre a ferramenta, que irá facilitar e agilizar o acesso às informações relacionadas ao sistema educacional de Japeri. 

O sistema ‘EDUC +’ foi projetado pela empresa A4PM e será um grande aliado do dia a dia dos profissionais da educação. A ferramenta ajudará na gestão de inúmeros processos, como cadastro de alunos, organização de turmas, quadro de horário, monitoramento de merenda e transporte, pré-matrícula online, diário do professor, cálculo de médias, declaração de escolaridade, histórico escolar, entre outros. 

A secretária municipal de educação, professora Caroline Ontiveros, destacou a importância da implantação do sistema de gestão para o desenvolvimento da educação japeriense. “A ferramenta oferecerá um importante suporte aos nossos profissionais, alunos e responsáveis. O nosso objetivo é otimizar as ações das unidades escolares, facilitando a organização e o acesso às informações”, disse a gestora. 

A gerente de implantação do sistema, Sandra Nunes, enalteceu as funcionalidades do ‘EDUC+’. “Temos um aplicativo que será disponibilizado aos alunos e responsáveis, e um aplicativo para que os professores possam utilizar o diário online, que também funcionará offline para lançamentos. O sistema de gestão é muito amplo e abrange diversos processos típicos do dia a dia de uma escola, como a organização de turmas e emissão de documentos”, apontou. 

A Coordenadora de Supervisão Escolar, Priscilla Pierro, projetou os benefícios da implantação da ferramenta. “Vamos desburocratizar diversos processos e fazer com que as informações sejam acessadas de uma forma muito mais rápida. Com a alimentação constante do sistema, as médias e as frequências dos alunos serão calculadas automaticamente, por exemplo. Outro ponto positivo é que a Semed terá acesso às informações das escolas em tempo real para melhor atender as demandas, facilitando também o monitoramento de dados fundamentais, como a quantidade de alunos que precisam de transporte ou se temos vagas em uma determinada escola”, disse. 

A gestora da Escola Municipal Manoel Júlio de Amorim, Márcia de Oliveira, elogiou a iniciativa da administração municipal. “Fiquei muito satisfeita com essa apresentação. A ferramenta irá auxiliar os nossos profissionais e vai otimizar o nosso tempo. A rotina de trabalho será beneficiada e todos os envolvidos na educação japeriense terão motivos para comemorar”, apontou. 

O próximo passo do projeto de implantação do sistema de gestão é a capacitação de secretários, agentes administrativos e supervisores escolares, que ocorrerá do dia 29 de maio a 6 de junho.

Fotos: Samuel Santanna

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*