Prefeitura de Japeri leva mobilização de saúde para Lagoa do Sapo

Café da manhã com palestra e roda de conversa sobre o ‘Câncer de colo do útero’ também ocorreu no posto Japeri Centro

Nesta quarta-feira, (24), a Secretaria Municipal de Saúde realizou a mobilização de saúde na Rua Ferreira da Graça, na Lagoa do Sapo, em Japeri. Os moradores tiveram acesso a serviços de vacinação, verificação de glicose e pressão arterial, consulta médica, puericultura, teste rápido e orientações de saúde bucal.

Moradora de Lagoa do Sapo, Sebastiana de Souza foi atendida pelo médico Mario Lopez

A moradora, Sebastiana de Sousa, que retornava da igreja aproveitou e passou no atendimento clínico com o médico Mario Lopez. “Ele viu meu exame que já estava na minha bolsa, me avaliou e passou o remédio. Resolvi tudo nessa manhã”, disse.

Para Sthefanie Gabrielle, (23), que levou os dois filhos, um menino de quatro meses para puericultura e a menina de quatro anos para vacinação, foi importante ter perto de casa os serviços de saúde. “Se fosse pra ir no posto, iriam esperar mais uns dias. Hoje, já resolvi tudo aqui”, conta ela que ainda realizou o teste rápido.

A enfermeira da unidade, Jessica Lima, relata que esse acesso direto da população aos profissionais dá o imediatismo que a população espera da saúde. “Aqui eles tiram dúvidas e são examinados antes da vacinação. Podemos ter uma abordagem diferente da rotina do posto, demonstrando inclusive a importância de estarem em contato com os agentes e o equipamento de saúde.

Na unidade Japeri Centro, café da manhã e roda de conversa

Café da manhã informação e roda de conversa

No posto Japeri Centro, as mães que aguardavam atendimento e as participantes dos programas da unidade puderam desfrutar de um café da manhã com palestra e roda de conversa sobre o ‘Câncer de colo do útero’. As usuárias contaram ainda com consulta ginecológica e coleta de preventivo.

Paciente antiga da unidade, Rosana Glória (40), aprovou a iniciativa. “A palestra foi muito boa e produtiva. Adoro o atendimento prestado aqui no posto e ainda consigo marcar a consulta rapidinho”, disse ela.