Japeri diz ‘NÃO A HOMOFOBIA’

Oficina do Conexão Rio LGBTQIA+ realiza capacitação de servidores da

Prefeitura de Japeri

Nesta quarta-feira, (25), a Prefeitura de Japeri, por meio de parceria firmada pelo núcleo LGBTQI+ da Baixada II, realizou a Oficina Regional de Formação do Projeto Conexão Rio para servidores do órgão municipal com a temática de Cidadania e Direito ao Trabalho.

A Escola Municipal Bernardino de Mello foi o local escolhido para acolher o evento, marcado pela escuta atenta e participação ativa dos servidores. “Estamos muito contentes com o resultado e esperamos poder aprofundar esse tema e a articulação com a institucionalização cada vez maior de procedimentos que efetivem direitos e garantam o respeito da população LGBTI+”, disse o coordenador do Projeto Conexão Rio, Rogério Sganzerla.

Para Marta Muniz Bento, representante do setor pedagógico da Secretaria Municipal de Educação (Semed), o evento abre possibilidades de diálogo e enfrentamento às violências aos corpos diversos na comunidade escolar e em todo município.

Segundo ela, a Semed orienta as escolas ao não silenciamento diante da LGBTFobia, do racismo, capacitismo, bullying e outras violências. “Nas reuniões de gestores e de orientação pedagógica dialogamos sobre gênero, racismo, intolerâncias, estimulando principalmente nas atividades e avaliações no cotidiano escolar”, relata.

A coordenadora do Centro de Cidadania LGBTI Baixada II, Ana Costa, destacou que Japeri é o segundo município da Baixada Fluminense a receber a oficina, que antes foi ministrada em Nova Iguaçu. “Esses servidores serão multiplicadores e teremos uma gestão pública mais humana e inclusiva. É hora de dizer chega para a LGBTFobia”, relatou ela que atua também nas cidades de Seropédica e Paracambi, pelo núcleo com sede em Japeri.

A realização do evento contou com o apoio e a articulação de diversos órgãos governamentais e não governamentais como Aliança Nacional LGBT, Programa Rio Sem LGBTFobia e Grupo Arco-Íris.

Os representantes municipais

Presentes no evento, os secretários municipais de Defesa Civil, Ziel Pavani e de Assistência Social e Trabalho, José Áureo, destacaram como Japeri avança com a quebra de tabus e preconceitos ao implantar uma política antirracista, anti LGBTFobia e anti tantas outras violências. “Eu fiquei para aprender, porque como gestores públicos não basta ser anti LGBTFobia precisamos saber acolher e ter o olhar para as políticas públicas de inclusão”, disse Pavani.

“Ver o tema nas discussões é uma mudança de conduta institucional e um grande avanço para o nosso município. Precisamos debater mais e passar as novas gerações, para que internalizem o fim do preconceito”, relatou José Áureo.

O subsecretário de Vigilância em Saúde, Amaro Neto, relatou que recém chegado ao município, ver que esse movimento é do interesse de todos é muito importante. “Não há mais espaço para LGBTFobia. Isso fere as pessoas”, disse ele.

Dia Internacional contra a Homofobia

O dia 17 de maio foi instituído como o Dia Internacional contra a Homofobia, a Transfobia e a Bifobia. A data referencia o dia 17 de maio de 1990, quando a Organização Mundial da Saúde (OMS) deixou de considerar a homossexualidade como doença. Desde então, este dia é celebrado em diversos lugares do mundo.

LGBTfobia pode ser definida como a rejeição, o medo, o preconceito, a discriminação, a aversão ou o ódio, de conteúdo individual ou coletivo, contra aquelas (es) que, supostamente, sentem desejo ou têm práticas sexuais com indivíduos do mesmo sexo biológico.