SEMDIC leva conhecimento sobre ‘Crédito Consciente’ para empreendedores da cidade

A consultoria realizada pelo Sebrae tem o objetivo de contribuir com a gestão financeira dos negócios dos japerienses

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio (Semdic), que no próximo dia 1° de junho inaugura a Sala do Empreendedor, deu uma prova de como será a vida destes pequenos empresários.

Na semana passada, (25), realizou mais uma consultoria para Microempreendedores Individuais (MEIs) da cidade de Japeri. O evento que discutiu a temática do ‘Crédito Consciente’, aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho (Semast) e contou com 50 participantes.

A subsecretária da Pasta, Marcia Cristina Ferreira, destacou que o objetivo da oficina é capacitar os MEIs de forma prática e com o estudo de casos concretos. “Assim, com todas as orientações os donos de negócios da cidade poderão dar passos mais seguros na administração dos empreendimentos”, disse.

Professora da UFRJ e palestrante do Sebrae, Fátima Sobral Fernandes, apresentou um programa que abordou o planejamento financeiro, noções de fluxo de caixa, ciclos financeiro e operacional, cálculo de capital de giro, além de apresentar os pontos positivos e cuidados necessários na aquisição de crédito. “Eles foram extremamente participativos. Estavam abertos a aprender e muito produtivos. Estou encantada com os empreendedores de Japeri”, declarou a professora, que recebeu muitas felicitações pelo conteúdo apresentado.

Empreendedora há quatro anos, Beatriz dos Santos Pereira, (22), que atua com a mãe Fernanda dos Santos, na empresa familiar de doces e salgados para festa, destacou a importância do curso para que os empreendedores possam compreender a parte financeira do negócio e suas etapas. “Vejo que planejamento financeiro e marketing são fundamentais para que a empresa possa evoluir”, relata.

A empreendedora destaca ainda, que muitas vezes precisou sair da cidade para aprender sobre o desenvolvimento do negócio em outros municípios. “Ter hoje um curso do Sebrae em Japeri é motivo de muita satisfação, não precisamos mais sair da cidade para aprender”, completou.

O fotógrafo, Sérgio Ribeiro, relatou que suas dúvidas eram relacionadas ao capital de giro. “Saio daqui com novas ideias e dúvidas sanadas”.

Ações da Semdic

De acordo com dados divulgados pela Semdic, o município possui sete mil microempreendedores. Desses, quatro mil estão com algum tipo de débito e somente dois mil estão aptos a obter crédito.

Os problemas das microempresas giram em torno de regularização de CNPJ, regularização de débitos e declaração de Imposto de Renda. “A secretaria é parceira dos MEIs da cidade e, por isso estamos realizando gratuitamente a declaração do Imposto de Renda e fornecendo as informações sobre regularização das empresas”, disse a gestora municipal.