Cuidando de quem cuida: Mães de alunos especiais recebem palestra sobre autocuidado em Japeri

Encontro aconteceu no Centro Multiprofissional de Atendimento Especializado

O ‘Dia das Mães’ já acabou, mas as ações para celebrar e homenagear essas grandes guerreiras continuam em Japeri, na Baixada Fluminense. Nesta terça-feira (30), a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoveu um encontro com as mães dos alunos atendidos no Centro Multiprofissional de Atendimento Especializado de Engenheiro Pedreira.

A iniciativa visa proporcionar às mães dos alunos um momento de reflexão com muito bate-papo sobre a importância de cuidar de si mesmo. “Nossa ideia é transformar os CMAEs em espaços cada vez mais acolhedores tanto para as mães quanto para os filhos. E foi através dos atendimentos realizados pelas equipes que vimos a necessidade de fazer esse acolhimento com as responsáveis”, explicou Glaucia dos Santos, coordenadora da Educação Especial.

Durante o encontro, as mães falaram sobre suas experiências e ouviram uma palestra especial da psicóloga Simone Campos, que abordou sobre o autocuidado. A ação também aconteceu no CMAE de Japeri na última semana.

Quem adorou a palestra foi a mãe da Yasmin, dona Elaine Cristina de Souza (44). “Eu estava precisando muito ouvir sobre o que foi falado aqui, pois eu não estava cuidando de mim e se importando comigo. Agora vou colocar tudo em prática o que eu aprendi hoje”, disse a moradora do São Jorge.

Espaço especializado

O Centro Multiprofissional de Atendimento Especializado de Engenheiro Pedreira atende mais de 180 alunos com necessidades especiais encaminhados pela rede municipal de ensino. A unidade oferece atendimentos com psicólogo, fonoaudiólogo e psicopedagogo.