Prefeitura de Japeri realiza 2° Conferência Ambiental Municipal

O evento, na Academia da Saúde, contou com palestras e apresentações culturais

Foi ao som de música sertaneja, com muita dança e descontração, que a 2° Conferência Ambiental de Japeri iniciou, na manhã desta segunda-feira (5/6). Na sequência foram realizados debates relacionados a ODS 17, que trata sobre parcerias e meios de implementação.

O evento contou com apresentações culturais de MPB, como o cantor Walle-B e também com o talento da artesã, Alessandra Silva, que se apresentou com seu violino de materiais recicláveis.

Para a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Meire Lucy, a conferência tem a missão de contribuir com as práticas sustentáveis no município. “O evento tem objetivo de sensibilizar os participantes para mudanças com relação ao meio ambiente, em prol do exercício de uma educação voltada para a sustentabilidade”, enfatizou a titular da pasta.

Presente no evento, a prefeita Dra. Fernanda Ontiveros falou da forte atuação da Secretaria Municipal do Ambiente na cidade. “Estou feliz por estar participando desta 2° Conferência no nosso município. Tenho certeza que este evento vai agregar muito, uma vez que falamos da sustentabilidade, refletindo o ambiente jovem e vários programas que a prefeitura desenvolveu”, declarou a gestora.

O evento contou com a participação do Presidente da Câmara de Vereadores, Walter Trajano, do vice-prefeito, Carlos Januário, do coordenador de Sustentabilidade da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Daniel Farias Gomes, da analista de Meio Ambiente da Águas do Rio, Lais Jasmim, da representante do Consórcio Centro Sul, Talita Russo, representantes da ONG Segunda chance, secretários municipais e moradores.

Importância do Meio Ambiente

Para a analista de meio ambiente da Águas do Rio, Lais Jasmim, o encontro tem a missão de contribuir com a causa ambiental. ” É muito importante este evento. E aqui estão presentes crianças, jovens e adultos que estão se conscientizando. É muito legal ver que as pessoas estão antenadas com os assuntos que envolvem o meio ambiente. E logo hoje numa data especial “, afirmou.

Para a conselheira Municipal de Meio Ambiente, Marilene Vasconcelos, a 2 ° Conferência Ambiental Municipal visa incentivar a prática das ações ambientais. ” Estou aqui pela segunda vez e este nosso trabalho vem crescendo a cada dia, com o apoio da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. É lindo ver atividades ambientais sendo feitas nas escolas e nos eventos, o que me enche de orgulho”, contou.

As equipes da Secretaria Municipal de Saúde realizaram serviços de verificação de pressão, glicose, vacinação da gripe, Covid-19 e encaminhamento médico. Já a Secretaria Municipal de Defesa Civil participou com o Programa Campanha do Agasalho.