Japeri promove 4° Fórum Municipal Ambiental

O evento aconteceu nesta quarta-feira (07/6) e reuniu alunos, universitários, empresários, membros do Conselho de Meio Ambiente, Secretários municipais e a sociedade civil

Com o tema “ O Saneamento Básico nos municípios da Baixada Fluminense que compõem o Comitê Guandu “, a Secretaria Municipal do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável promoveu a quarta edição do Fórum Ambiental, no Vale do Ipê.

O evento aconteceu nesta quarta-feira (07/6) e reuniu alunos, universitários, membros do Conselho de Meio Ambiente, Secretários municipais, empresários e a sociedade civil. O objetivo principal foi enaltecer o papel fundamental da educação ambiental no acesso ao saneamento básico, já que é por meio dela que a população consegue obter conhecimentos sobre a importância do saneamento para a saúde e qualidade de vida.

Para os participantes, o fórum de saneamento serve de instrumento para dar visibilidade às ações desenvolvidas pelos municípios. Já a titular da pasta da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Meire Lucy, o saneamento é de suma importância. ” O tema do nosso 4° Fórum faz parte de um serviço essencial para o cidadão e é garantido por lei. O saneamento abrange abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos e drenagem urbana”, declarou.

O pacote de obras realizado pela Prefeitura em 16 bairros foi lembrado pelo Secretário Municipal de Obras e Serviços Públicos Cristiano Pingin. “Estamos com canteiros de obras pela cidade, onde 16 bairros estão sendo atendidos com obras de drenagem e pavimentação. É um esforço do governo, que tem à frente a Prefeita Dra. Fernanda Ontiveros “, informou o gestor.

O Fórum contou com as presenças do vereador Matheus Ferraz, do engenheiro ambiental da Águas do Rio , Thiago Silva, da coordenadora das escolas de campo , Angélica Aguiar, do Gerente Operacional da empresa Pérola Jader Bento da Costa , do vice – presidente do Conselho de Meio Ambiente, Carlos Evandro e do conselheiro do órgão, José Lourival Celestinos dos Santos (Sarney).Também compareceram 40 alunos, do 9° ano da Escola Municipal Professora Etiene de Souza, entre eles , a estudante Meliyssa Maria que participou da mesa de abertura de debates. Além dos universitários do curso de turismo da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, do Campus Nova Iguaçu.

Conscientização ambiental

O gerente operacional da empresa Pérola Transportes, Jader Costa, que realiza o trabalho de coleta seletiva de resíduos sólidos urbano, resíduos de coleta de saúde e coleta seletiva na cidade de Japeri expressou sua satisfação em participar do evento . “O saneamento básico e o meio ambiente têm forte ligação e se relacionam em vários aspectos. E essa ação é de extrema importância, já que envolve alunos que vão propagar todo o conhecimento. Fico feliz em poder participar e colaborar com o meu trabalho também”, afirmou.

Para a aluna Evelyn dos Santos, de 14 anos , do 9° ano, o evento de educação ambiental desperta a vontade de aprender mais sobre o tema. “Esses eventos despertam em nós o desejo de colaborar com o meio ambiente. Na minha casa realizo a separação do lixo, o que ajuda a combater a poluição “, relatou a jovem.

A universitária Brenda Barreto, de 28 anos , disse que o Fórum é importante para sensibilizar o público para a causa ambiental. “Essas iniciativas são muito bacanas. E quando envolve jovens, especialmente os mais novos. É um trabalho fundamental para trabalhar a conscientização ambiental “, falou a estudante de turismo.