Alunos de Japeri recebem palestra sobre o Título de Eleitor

A iniciativa visa incentivar o alistamento eleitoral antes dos 18 anos na cidade

Em busca de conscientizar cada vez mais os jovens sobre a importância do Título de Eleitor e incentivar o alistamento eleitoral antes dos 18 anos, o Tribunal Regional Eleitoral está promovendo palestras nas escolas de Japeri. Nesta quarta-feira (14), foi a vez dos alunos da Escola Municipal Bernardino de Melo serem contemplados pela iniciativa do projeto ‘Eleitor do Futuro’. A ação também aconteceu no Colégio Bonfim, unidade de ensino particular.

O encontro contou com a presença do juiz eleitoral, Thales Braga, da chefe da Zona Eleitoral 139, Renata Barbosa, e da assistente, Cristiane Campello.

Durante a palestra, os alunos aprenderam sobre a importância de participar do processo eleitoral, a história do voto no Brasil, o funcionamento da urna eletrônica e como emitir o Título de Eleitor.

“O voto é muito importante para o nosso futuro. Se queremos melhorias para a gente, nossa família e nosso município, precisamos eleger pessoas que tenham o mesmo pensamento que a gente. E só conseguimos fazer isso com o Título de Eleitor em mãos. Além disso, ele é um documento importante para prestar concursos, se alistar na carreira militar e outras coisas da nossa vida”, explicou a chefe da zona eleitoral, Renata Barbosa.

Quem prestou bastante atenção na palestra foi a jovem Sophia de Oliveira (14). “Quero muito tirar meu título quando completar os 16 anos, pois sei da importância do documento para o futuro da cidade e do país”, disse a aluna do 9º ano, que mora no bairro Citrópolis.

Vale lembrar que o alistamento eleitoral só é obrigatório para os brasileiros maiores de 18 anos. Porém, é possível emitir o documento a partir dos 16 anos. Para ter acesso ao título, basta procurar o cartório eleitoral mais próximo com identidade e comprovante de residência ou se cadastrar através no aplicativo E-Título.