Casa da Mulher de Japeri atende mais de 140 pessoas em mobilização

O equipamento é destinado ao atendimento à saúde da mulher japeriense

O dia na Casa da Mulher de Japeri começou com muita informação e cuidados. Em mais uma Mobilização da Saúde, nesta quarta-feira, (14), a Secretaria Municipal de Saúde (Semus)  atendeu 147 pessoas em uma manhã inteira de cuidados e atenção à saúde da mulher japeriense.

A agente de saúde, Gilcele de Oliveira, (25), moradora do Santa Amélia, aproveitou que estava de folga para cuidar da própria  saúde. “A gente está o tempo todo falando da prevenção e do cuidado, hoje foi meu dia de praticar”, relata ela na sala de triagem, onde a técnica de enfermagem, Claudia Aparecida, destaca a importância desse zelo pela própria saúde.

Segundo a técnica, é muito importante essa união de serviços para a mulher. A unidade que possui atendimento ginecológico, nutricional, mastologia, além de coleta de preventivo, teste rápido, inserção de DIU, planejamento familiar, pré-natal com e sem risco, realiza os atendimentos por demanda referenciada das unidades de atenção básica e demanda espontânea. “As mulheres que vêm aqui são de todos os bairros da cidade, se sentem acolhidas e cuidadas.  Esse é o papel da Casa da Mulher, acolher e cuidar”, disse.

Confirmando a declaração da profissional de enfermagem, Edlaine Henrique (43) e Jamyli Araújo (19), mãe e filha, moradoras de Engenheiro Pedreira, estiveram na unidade pela primeira vez para realizar a consulta com o ginecologista. Aproveitaram para aprender sobre os cuidados com a saúde bucal na palestra de odontologia com a cirurgiã dentista, Helen Oliveira. “Cuidados com a saúde são muito importantes, viemos juntas, mãe e filha unidas até na hora da consulta médica”, relatou a mãe Edlaine.

A última consulta antes do parto

Durante exatos nove meses a vendedora, Claudia Luiz, (33), compareceu a Casa da Mulher de Japeri para realizar o pré-natal de sua segunda filha, a primeira está com 10 anos. Na última consulta antes do parto, a gestante busca não transparecer nervosismo. “Vim a essa última consulta e aproveito pra agradecer toda a caminhada, desde a descoberta da gravidez, a passagem pela Covid-19 e as outras complicações que tive. Fui tratada com muito carinho e acolhimento. Só tenho a agradecer a todos aqui”, disse a mamãe de Sofia e da Milena, nova cidadã de Japeri que tem previsão de chegada na próxima sexta-feira, (16).

A enfermeira obstetra, Patrícia Ferreira, que acompanha o pré-natal na unidade, relata que o trabalho realizado pela equipe é todo voltado para que as gestantes possam ter uma gravidez com total assistência. “A unidade possui atendimento psicológico, nutricional, odontológico, o teste rápido e claro nosso carinho”, relata ao se despedir de mais uma barriga.

Também na última consulta, a gestante Patrícia Max, (20), trouxe o marido para  acompanhá-la e receber com ela as últimas orientações sobre o parto e cuidados do final da gestação. “Essas duas agora vão receber nossos pedidos de fotos dos pequenos japerienses que já vão nascer. Dá uma sensação de dever cumprido”, relata a enfermeira.