Meio Ambiente de Japeri promove visita a ETA GUANDU

Os alunos da Escola Municipal Bernadino de Melo tiveram a oportunidade de conhecer a maior estação de tratamento de água do mundo

Com diversas programações dedicadas ao meio ambiente e a preservação da natureza, o ” 16 dias verdes”, da Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável ( Semades) está chegando em seu décimo quinto dia de atividades. Como parte da programação, um grupo de alunos da Escola Municipal Bernardino de Melo realizou uma visita à Estação de Tratamento de Água (ETA Guandu), localizado em Nova Iguaçu, na manhã desta quinta-feira (15).

Acompanhados da inspetora escolar Juraciana Alves dos Santos, os alunos do 9° ano do Ensino Fundamental foram recepcionados por educadores ambientais da Cedae. Um deles foi o Almeir Rodrigues, que abordou conteúdos voltados ao processo de tratamento de água, abastecimento e todo sistema de adução.

Segundo ele, o encontro visa multiplicar informações sobre a importância da educação ambiental. “É muito importante recebermos esta visita. Principalmente dos mais jovens para conscientiza-los da importância da educação ambiental, para resguardar a qualidade dos nossos mananciais e das fontes de abastecimento de água”, explicou.

Bem como mostrar para eles que este tratamento de água é complexo e fica ainda mais com o aumento da poluição da degradação dos rios”, declarou.

Manuseio da ETA

Os alunos também acompanharam, em uma maquete, a simulação do manuseio de uma ETA (Estação de Tratamento de Água). Depois, conheceram todas as etapas do tratamento, com explicações didáticas sobre o funcionamento de cada uma.

O passeio incluiu visita ao viveiro de mudas onde conheceram o programa socioambiental Replantando Vida, que une reflorestamento com a ressocialização do apenado que busca a reintegração do e o convívio social. O objetivo é evitar a reincidência de crimes na sociedade.

As espécies cultivadas no local são usadas na recuperação de matas ciliares e na preservação da Mata Atlântica. Os alunos levaram para casa mudas de espécie nativas da Mata Atlântica.

O aluno William de Lima, (16), morador do bairro do Marajoara, achou a experiência maravilhosa. “Foi uma coisa nova para mim. Não sabia que a empresa CEDAE fazia este serviço de tratamento. Foi muito bom conhecer e saber de que forma ela chega até a minha casa”, disse.

Já Natally Brito, (14), ficou impressionada com funcionalidade da estação de tratamento. “Gente, a empresa faz um trabalho muito legal com este processo de captação de água, onde se coleta ela suja e nos dá totalmente limpa para que possamos beber”, destacou a jovem.

Para a inspetora escolar, Juraciana a visita agregou aos alunos muita informação. “A visita vai mostrar a realidade de como a água chega e como saí para o uso adequado nas nossas casas. A partir daqui eles vão aprender a valorizar cada gota desta preciosidade que é a água “, enfatizou.

O encontro reuniu a coordenadora das escolas de campo, Angélica Aguiar e a equipe da Semades.