15 de Junho – Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa

Em Japeri, ocorrem diversas ações de saúde, lazer e cultura para os idosos, que contribuem na proteção

A Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, ressalta a importância do ‘Junho Violeta’, que remete ao Dia Mundial de Combate à Violência contra os Idosos, celebrado no dia 15 de Junho.

“Esse é um dia em que a sociedade se volta para a sensibilização, prevenção e combate às violências contra a pessoa idosa”, relata a psicóloga, Silvana Amaro, do Programa Viva Japeri.

O Programa, que atua no cuidado e no monitoramento às vítimas de violência interpessoal ou autoprovocada através da ficha do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), busca também a sensibilização dos profissionais de saúde para que todas as informações e situações vividas pelas vítimas sejam relatadas.

Segundo a psicóloga, todos devem denunciar.  Ela contou que na cidade existem políticas públicas de enfrentamento das violências e que o programa busca ampliar a rede de proteção.

O Viva Japeri, realiza o acolhimento, encaminhamento e monitoramento das vítimas. Além de palestras e eventos para troca e estudo de casos.

Na cidade, as secretarias municipais de saúde, cultura, lazer, turismo e esporte realizam diversas atividades de cuidado e entretenimento para os idosos. São passeios, atividades físicas na Academia da Saúde, oficinas de artesanato com a Economia Solidária e muito mais.

Para Ivanilda Severina, (62), que faz parte das atividades da Academia da Saúde, os grupos ajudam na proteção e no cuidado da pessoa idosa. “É muito importante tudo que temos aqui. Quando chegamos em casa com a caderneta do idoso preenchida, toda a família já sabe que temos pessoas que se importam com nosso bem-estar”, relata.

As violências ocorrem de forma psicológica, financeira ou patrimonial, física, abandono ou negligência, sexual e por discriminação. E os canais de denúncia são:  Disque 100, Conselho do Idoso, Ministério Público, Polícia Civil, Polícia Militar.