O curso ensinou sobre ‘Boas Práticas de Manipulação em Alimentos’
Os comerciantes que estarão com barracas e food trucks no 32º Aniversário da Cidade não tiveram sorte somente na hora do sorteio que garantiu a participação na festa: foram contemplados ainda com o curso de ‘Capacitação em Boas Práticas de Manipulação de Alimentos’, que irá ajudá-los em outras ocasiões.
A ação da Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Subsecretaria de Vigilância em Saúde nos dias, (20 e 22/06), aconteceu no auditório da Centro de Especialidades, de Engenheiro Pedreira (CEMES).
Para o subsecretário de vigilância em saúde, Amaro Neto, essa capacitação é mais um presente para a população da cidade. Que terá os alimentos servidos dentro das normas sanitárias e com qualidade para o consumo. “A população vai poder curtir a festa e consumir os produtos sem preocupação. Os comerciantes estão sendo capacitados e preparados para servir com excelência todos os dias de festa”, disse.
Segundo ele, a orientação da Prefeita, Fernanda Ontiveros, é de que a atuação da Vigilância Sanitária de Japeri seja de um órgão que realiza a promoção das normas vigentes e não somente o de ter um papel fiscalizador, que tenham também um caráter educativo. “Estaremos mais próximos para capacitar e anular os danos à saúde da população”, declarou ele após parabenizar os comerciantes pelo interesse e adesão à proposta.
O curso foi organizado pela diretora de Vigilância Sanitária, Gabriela Melo, e ministrado pela bióloga, Amanda Fraga, e pela fiscal sanitária, Maria José. O evento também contou com a participação das Secretarias de Fazenda e Meio Ambiente, que realizaram orientações e sanaram dúvidas dos participantes. “Esse curso não vai ser importante somente para esse momento da festa da cidade, o certificado os habilita para participação em outros eventos”, disse Gabriela.
A capacitação consta no edital que selecionou os comerciantes, sendo pré-requisito para aqueles que irão trabalhar diretamente com alimentos. O certificado tem validade de um ano.
Para o comerciante, Vilson Fernando Vieira, que vai trabalhar com espetinhos, o curso foi muito importante, com uma abordagem simples e palestrantes acessíveis. “Trabalhar numa festa desse tamanho vai ser muito interessante e levar um pouco de sabor aos paladares dos japerienses vai ser muito bom, estou ansioso”, declarou o vendedor.