1º Centro de Referência da Mulher do Rio de Janeiro é inaugurado em Japeri

O novo equipamento é mais um presente para a população em comemoração aos 32 anos de emancipação

A cidade de Japeri completa 32 anos de emancipação nesta sexta-feira (30) com um grande presente para as moradoras: o primeiro Centro de Referência da Mulher do Rio de Janeiro, no bairro São Jorge. O equipamento, que carrega o nome de Alvanira de Souza, japeriense vítima fatal de violência doméstica, foi inaugurado com a presença da ministra da Mulher, Cida Gonçalves, da secretária Estadual de Desenvolvimento Social, Rosangela Gomes, da prefeita, Drª Fernanda Ontiveros e demais autoridades.

Com investimentos de quase um milhão de reais, entre repasses da união, fruto da emenda parlamentar da deputada federal, Rosangela Gomes, e recursos próprios, o novo equipamento oferecerá atendimento e acompanhamento psicológico, social e jurídico realizado por equipe multidisciplinar para as mulheres vítimas de violência doméstica.

“É um prazer enorme estar aqui no aniversário da cidade entregando esse equipamento para as moradoras. Estamos lutando todos os dias para zerar os casos de feminicídio no nosso país, que é um pedido especial do presidente, e para empoderar cada dia mais as mulheres. E com isso, vamos planejar para que esse Centro de Referência seja o primeiro a oferecer cursos de inclusão digital para as cidadãs”, disse a ministra da Mulher, Cida Gonçalves.

O espaço conta com salas de atendimento, de multiusos e de espera, banheiros adaptados para pessoas com deficiência, copa, recepção e muito mais. “É uma alegria muito grande entregar esse Centro de Referência, fruto de um trabalho importante. Minha mãe também foi vítima de violência doméstica e, hoje, é uma honra entregar esse espaço para ajudar outras mulheres”, contou a secretária Estadual de Desenvolvimento Social e Deputada Federal, Rosangela Gomes.

A Prefeita de Japeri, Dra Fernanda Ontiveros, comemorou a inauguração de mais um espaço que assegura direitos às vítimas de violência em sua cidade. “Desde o início do nosso governo, estabelecemos metas para acabar com a violência e estamos cumprindo todas. Já inauguramos o Centro Especializando no Atendimento à Mulher (Ceam), a Sala Lilás no Hospital Municipal e agora esse Centro de Referência da Mulher, que vai oferecer, além dos atendimentos, cursos profissionalizantes para as vítimas”, disse a chefe do executivo.

Homenagem a uma grande japeriense

O Centro de Referência da Mulher carrega o nome de Alvanira de Souza, que tinha apenas 28 anos quando foi morta pelo marido, no início da madrugada do dia 17 de novembro de 1986, na casa da família, enquanto seus filhos, Ed e Edgar, de 4 e 2 anos, respectivamente, dormiam.

Alvanira foi vítima de um marido que, inconformado com a separação, como acontece com muitas mulheres até os dias de hoje, tirou sua vida. O ato insano surpreendeu a todos e pôs fim aos sonhos da jovem que trabalhou na Caixa Econômica e chegou a cursar direito na Universidade de Nova Iguaçu, sempre com foco na melhoria das condições de vida de seus filhos.

“Estou completamente sem palavras para essa homenagem da Prefeitura de Japeri para a minha mãe. Meu sonho é que ela estivesse aqui comigo, mas já que não posso, que esse equipamento sirva para salvar outras mulheres”, disse o filho da Alvanira, Edgar de Souza (39).

Durante a inauguração, também estiveram presentes secretários estaduais e municipais do Rio de Janeiro e de Japeri, o presidente da câmara, Walter Trajano, os vereadores José Carlos – o JC, Rogerinho da RR, Renan Schiavo, Wallace do Salão, Josimar de Souza, Mateus Ferraz, Márcio Rodrigues e Wesley Oliveira – o Miga, além da primeira-dama do Rio, Analine Castro, deputados federais e estaduais e o vice-prefeito, Carlos Januário.

O Centro de Referência da Mulher Alvanira de Souza fica no endereço: Rua Vereador Francisco Costa Filho, s/n°- bairro São Jorge- Engenheiro Pedreira.