Prefeitura de Japeri promoverá reunião com povos de matrizes africanas no próximo sábado (15/7)

Encontro ocorrerá no bairro Citrópolis 

A Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, promoverá a segunda reunião com povos de matrizes africanas do município. O encontro ocorrerá no próximo sábado (15/7), às 10h, na Associação Religiosa Ilê Axé Nila Odé Loketi Oyá, que está localizada no bairro Citrópolis, rua Assírios, Lote 9, Quadra 34. 

O secretário Municipal de Cultura, Jorge Braga Jr., destacou a importância da iniciativa. “O município de Japeri tinha uma dívida histórica com as culturas de matrizes africanas. Hoje não tem mais. O primeiro passo estamos fazendo que é cadastrar, reconhecer esses espaços e dar visibilidade a eles sempre com o intuito de atender à diversidade cultural presente no município, garantir o direito à Cultura aliado também na luta contra a intolerância religiosa”, disse o gestor. 

A primeira reunião com povos de matrizes africanas ocorreu no dia 27 de maio na Associação Religiosa Axé Ode Omimage Bossi Alaketo. A casa da mãe Beatriz será o palco da segunda reunião. Ela celebrou a oportunidade de receber a mobilização. “Vamos discutir a legalização das casas de matrizes africanas e os projetos que estão sendo construídos em parceria com a Prefeitura de Japeri. Então resolvi abrir as portas da minha casa para que outros zeladores de santo possam participar desse encontro”, avaliou. 

Além de mobilizar o cadastro dos agentes do setor e levantar dados sobre as casas de matrizes africanas de Japeri, as reuniões promovidas pela Prefeitura tem como objetivo estimular a participação destes agentes nas políticas públicas.

Foto: Lucas Alexandre

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*