As ações ocorrem sempre no início de cada mês
A Prefeitura de Japeri, por meio Secretaria Municipal de Saúde, realiza ações preventivas e contínuas para impedir que a dengue chegue até a população. O trabalho é realizado pelas equipes de agentes de endemias que atuam no controle de vetores e estiveram nas últimas semanas, (4 a 11/7), no bairro de Engenheiro Pedreira, com atuação em borracharias, oficinas e terrenos baldios.
Com o objetivo de diminuir a proliferação do Aedes aegypti, a ação é realizada pela Subsecretaria de Vigilância em Saúde com a intensificação das ações de bloqueio ao mosquito transmissor da dengue.
Segundo o subsecretário da Pasta, Amaro Neto, as equipes atuam em mais de 200 pontos estratégicos na cidade. “A população é nossa principal aliada. Ela nos informa onde há novos pontos de criadouros e ajudam a otimizar as ações, além dos pontos em que já realizamos as coberturas deste combate contínuo”, disse.
Para ele, as medidas preventivas são as melhores atitudes para combater os focos de criação e reprodução do mosquito. “Precisamos evitar o acúmulo de água e os locais fechados com materiais propícios para criadouros”, completou.
O trabalho acontece toda primeira quinzena do mês e as equipes percorrem os pontos estratégicos do município fazendo o trabalho em cemitérios, borracheiros, ferros velhos e prédios abandonados.
A diretora de Controle de Vetores, Conceição Vidal, destaca que a população pode denunciar possíveis criadouros na sede do Controle de Vetores que fica no pátio do Centro de Especialidades Médicas de Engenheiro Pedreira (Cemes), Av. Tancredo Neves, no Mucajá.
Fotos: PMJ