Reunião com povos de matrizes africanas de Japeri celebra a cultura afro-brasileira

Encontro ocorreu no último sábado (15/7) no bairro Citrópolis

No último sábado (15/7), a Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), organizou a segunda reunião com os povos de matrizes africanas do município. O encontro ocorreu na Associação Religiosa Ilê Axé Nila Odé Loketi Oyá, no bairro Citrópolis, e teve como objetivo discutir a importância da valorização da cultura afro-brasileira. 

Durante a reunião diversos assuntos foram tratados, como a relevância do cadastro das casas na Secult como polos de promoção das culturas de Matriz Africana, criação de eventos públicos sobre a cultura afro-brasileira, planos de preservação do meio ambiente, que serão realizados pelos axés da cidade, e adequação institucional dos terreiros para a submissão de projetos nos editais das leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc. 

O secretário municipal de cultura, Jorge Braga Jr., ressaltou o papel das reuniões para a valorização da cultura afro-brasileira. “As políticas culturais em Japeri precisam alcançar todos os setores e essa ação faz parte da busca ativa da Secretaria Municipal de Cultura de Japeri a fim de garantir que todos tenham acesso à informação e à produção cultural.”, disse o gestor. 

Cláudio do Yemanjá esteve presente no encontro, que foi realizado na casa da mãe Beatriz. Ele aprovou a iniciativa. “Essa articulação, com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, ajuda a trazer visibilidade para nossas casas de axé e, dessa forma, conseguiremos combater a intolerância religiosa na cidade. Segundo nossos levantamentos, existem cerca de 70 terreiros em Japeri. E esses terreiros atuam na promoção da cidadania e na luta por direitos de várias parcelas da sociedade”, celebrou. 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*