Mobilização da Saúde no Santa Amélia realiza 231 atendimentos

A ação contou com atendimento clínico e pediátrico, massoterapia, vacinação e muitos outros serviços

Uma sala à meia luz, um aroma do campo e uma música que reproduz o canto dos pássaros, tudo isso sincronizado com uma massagem facial ou uma sessão de spa das mãos. Assim, as moradoras do bairro Santa Amélia, Gabrielle Cristine e Luzimara da Silva, foram recebidas em mais uma mobilização da saúde no bairro Santa Amélia. A ação da Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), aconteceu nesta terça-feira, (25), e levou ao bairro diversos outros serviços.  A mobilização realizou 231 atendimentos.

Para a doméstica, Luzimara, que após a massagem nas mãos ia para o trabalho, tudo foi muito bom e relaxante. “Em anos de trabalho, não lembro do dia que minhas mãos tiveram esse cuidado”, disse agradecendo a agente de saúde, Jandira Pereira, que realizou a massagem.  Já, Gabrielle, (18), relatou uma vontade de adormecer sob os cuidados da também agente de saúde, Letícia do Nascimento.

Em outra sala, a pediatra Nathália Braga, realizou a consulta da pequena, Ayla Manuelly, de sete meses, verificando além do estado geral da criança, alimentação, peso, altura e vacinação, a necessidade de uma avaliação cirúrgica por uma alteração no dedo da mão. A mãe, Darlene de Oliveira, saiu da unidade com todas as orientações e pelo Complexo de regulação já terá o registro de sua solicitação.

Enquanto muitos pacientes eram atendidos, o pequeno, Krystof Bernardo, de três anos, se divertia com blocos de montar e outros brinquedos num espaço destinado às crianças. Bem ao lado, o serviço de odontologia ensinava sobre escovação e aplicava flúor.

O evento contou ainda com palestra sobre as hepatites virais e roda de conversa com a assistente social, Solange Motta, do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). O tema escolhido foi violência contra idosos, mulheres e crianças com apresentação dos órgãos de proteção e denúncia. “Foi possível ouvir os comentários durante a palestra de pacientes que identificam no seu entorno casos de violência. Precisamos levar as informações e que as pessoas não naturalizem essas situações”, disse.

Na ação, foram oferecidos outros serviços como atendimento clínico, teste rápido de HIV, Sífilis, Hepatite B e C; vacinação contra Covid-19 e Influenza e, atualização de caderneta. Além de marcação de consulta para preventivo, pré-natal, puericultura, pediatria, nutricionista, ginecologia, odontologia (para gestante), ginecologia, tabagismo, atualização de cadastro e pesagem do Programa Bolsa Família e preenchimento de caderneta do idoso.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*