Alunos do curso de eletricista já veem as chances que se abrem após a formação

O curso é uma parceria da Prefeitura de Japeri com a Firjan/ Senai

Os 40 alunos do curso de eletricista predial, que acontece na sede da Firjan/Senai, em Nova Iguaçu, em parceria com a prefeitura de Japeri, já estão realizando as aulas práticas. O grupo está focado e vislumbrando as oportunidades que surgirão a partir de um novo currículo após os seis meses de duração da qualificação.

Segundo o professor, Eduardo Simões, a capacitação ministrada aos alunos é completa, com uma abrangência teórica dos conceitos da eletricidade e da física. “Agora, já estão na parte prática e chegaram aqui bem preparados. Eles começam as atividades do zero e ao final, nasce um eletricista predial bem completo”, disse.

Como as aulas ocorrem fora da cidade, os futuros eletricistas são levados ao município vizinho em veículo exclusivo. E na manhã desta quarta-feira, (26) receberam a visita da representante da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Indústria e Comércio (Semdic), Fabia Ferreira da Rocha.

De acordo com Fabia,  esta parceria faz parte da missão que começou com as orientações da prefeita, Dra. Fernanda Ontiveros, de que a secretaria gerasse oportunidades de qualificação profissional e contribuísse para corrigir o desequilíbrio do binômio, oportunidade x capacidade, que durante anos esteve instalado na cidade.

“Ver bem de perto a evolução dos munícipes nos traz grande satisfação e orgulho. O impacto deste curso estará não só na vida desses futuros eletricistas, mas, na evolução de toda a cidade”, relata a assessora que representou o secretário da Pasta, Luciano de Oliveira.

Nova oportunidade​​

A japeriense, Virginia de Almeida, (56), inicialmente buscava a inclusão dos dois filhos, mas, resolveu arriscar dando a si mesma essa chance. “Com a perda da minha mãe, fiquei muito sozinha e triste, achei no curso uma nova oportunidade em forma de profissão”, disse animada ao lado das outras quatro mulheres que também fazem o curso.

O aluno Jonathan do Nascimento, (19), que já havia trabalhado na área de elétricas, destacou a importância de ter no currículo o nome da Firjan para a abertura de portas e o orgulho de estar em uma oportunidade que a prefeitura de sua cidade lhe deu. “Vou acrescentar ao meu currículo esse diploma de um curso de alto nível e vou com ele conquistar uma boa vaga de emprego”, disse confiante enquanto isolava um fio durante o treinamento.

Aula prática do curso de eletricista predial

Mercado que se abre após a formação

O curso tem previsão de término para outubro e de acordo com o professor, Eduardo, o momento será ideal para os profissionais ingressarem no mercado de trabalho.

“Quando terminarem o curso estaremos entrando no verão, e isso traz uma demanda grande de serviço. Os clientes compram ar condicionado em voltagem de 220 volts e precisam do medidor trifásico, da montagem e adaptação de padrões para requisição de medidor junto às concessionárias e muitos outros serviços. Estou confiante de que todos vão direto para o mercado de trabalho”, relata orgulhoso da turma.

A pedagoga do curso, Bruna Mota, destacou o quanto a turma é empenhada na aprendizagem dos conteúdos e como eles são enturmados e produtivos. “Eles são muito unidos, aprendem bem rápido e nos dá satisfação em ver que acertamos na formação da turma”, disse.