Vigilância em Saúde promove palestra sobre vetores de importância médica

Os profissionais receberam o reforço de informações dos vírus da dengue, zika, chikungunya e febre amarela

A semana dos profissionais de saúde de Japeri começou com muita informação e compreensão das doenças causadas pelas arboviroses, que incluem os vírus da dengue, zika, chikungunya e febre amarela. A palestra destinada aos agentes de saúde, enfermeiros e técnicos de enfermagem foi realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus), por meio da Subsecretaria de Vigilância em Saúde, nesta segunda-feira, (31), no auditório do Centro de Especialidades Médicas, de Engenheiro Pedreira.

Os profissionais receberam as informações sobre os principais vetores de importância médica e o controle das arboviroses que, também engloba todas as doenças transmitidas por insetos e aracnídeos como aranhas e carrapatos.

Segundo, Amaro Neto, subsecretário de Vigilância em Saúde, a informação é uma peça chave no processo saúde-doença, principalmente falando sobre as arboviroses, que podem ocasionar dengue, zika, chikungunya e outros agravos provocados pelo mosquito Aedes aegypti. “Qualquer ação educativa, tanto para a população como para os profissionais de saúde, é de extrema relevância no contexto das arboviroses”, disse.

A Enfermeira Jessica Lima, da unidade de saúde da Chacrinha, destacou como foi bom para o grupo relembrar algumas diferenciações sobre as manifestações das doenças causadas por cada vírus. “Os profissionais esclareceram nossas dúvidas com bastante propriedade do assunto e deram as orientações necessárias para orientar cada paciente caso seja necessário”.

Os palestrantes foram a mestranda de enfermagem, Deusineth de Oliveira, que abordou as ‘Diferenças e as similaridades das arboviroses; o técnico em Entomologia e Pedagogo, Rildo Ferreira dos Santos, que esclareceu quais os principais vetores de importância médica e a diretora de Controle de Vetores, Conceição Lins Vidal, que falou do Serviço de Controle de Vetores, organização e funcionamento na cidade de Japeri.

Fotos: PMJ

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*