Projeto ‘Lê pra mim?’ chega a Japeri com a participação da atriz Soraya Ravenle

A iniciativa visa incentivar a leitura de livros infantis brasileiros. Moradora da cidade, Debora Crusy, também contou história para os alunos

Uma aula diferente, no mundo das imaginações e leitura: assim foi o dia de ensino dos alunos da Escola Municipal Amaralina, em Japeri. Isto porque, os pequenos foram contemplados com o projeto ‘Lê para mim?’, realizado pela Somar Ideais, nesta quarta-feira (2). A iniciativa visa incentivar a leitura de livros infantis brasileiros e, desta vez, contou com a ajuda da atriz Soraya Ravenle e da educadora Debora Crusy para cativar os estudantes.

O projeto consiste em levar personalidades ou atores para lerem histórias para os alunos de 4 a 10 anos de diversas escolas e, em Japeri, ele percorrerá nos próximos dias as unidades do Belo Horizonte e o CIEP 401.

“Esse é um projeto que existe há 13 anos, faz parte Lei Rouanet, e tem como objetivo incentivar a leitura para as crianças. A ideia de trazer figuras importantes para contar as histórias vem como uma forma de impactar os pequenos e morar onde eles podem chegar”, disse o diretor de produção, Marcelo Aoula.

Com cerca de 60 alunos atentos a cada detalhe, a atriz Soraya contou a história do livro ‘Esquisita como eu’, de Martha Medeiros. “Qualquer projeto para o estímulo à leitura é maravilhoso, algo preciso, uma coisa muito forte para o nosso país. E como artista, vir realizar esse trabalho em Japeri é descentralizar o meu olhar e refazê-lo em termos geográficos e está me dando muita alegria”, disse a artista.

Quem também contou uma linda história para os pequenos foi a educadora japeriense, Debora Crusy. Ela apresentou o livro ‘A coisa’, da Ruth Rocha. “Pra mim é muito motivador ver essas ações acontecendo na minha cidade e fazer parte desse momento graças a indicação da Soraya. Tem mais de 20 anos que faço movimentos artísticos aqui em Japeri e é uma felicidade poder somar com esse projeto”, contou ela.

Os olhares bem atentos da pequena Alice Carvalho (7), não esconderam seu amor pela leitura. “Eu gosto muito dos livros das princesas, mas também adorei ouvir as historinhas de hoje”, explicou a aluna. Além do momento da leitura, os pequenos aprenderam sobre a Língua Brasileira de Sinais e reciclagem. Vale lembrar que o projeto ‘Lê pra mim?’ é realizado pela Somar Ideias, com apoio do Ministério da Cultura e patrocinado pela NTS (Nova Transportadora do Sudeste S/A – NTS).

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*