Saúde de Japeri e o Centro de Cidadania LGBTI+ dão início a II Jornada Formativa para servidores

A ação tem o objetivo de sensibilizar a população e os servidores sobre a importância de combater o preconceito e a violência à população LGBTI+

Nesta quarta-feira (9), a Secretaria Municipal de Saúde e o Centro de Cidadania LGBTQI+, instituição ligada ao Estado, deram início as tratativas para a II Jornada Formativa destinada a servidores municipais. O objetivo do evento é combater a LGBTIfobia, o sexismo e promover a cidadania e a cultura de direitos nos espaços públicos, além da inclusão nas políticas de saúde do município.

O encontro aconteceu no auditório do Centro de Especialidades Médicas (Cemes), em Engenheiro Pedreira e reuniu o subsecretário de Vigilância em Saúde, Amaro Neto, a coordenadora de epidemiologia, Renata Lameira, a enfermeira de Educação Permanente, Deusineth de Oliveira e a coordenadora do LGBTI+ Baixada II, Ana Costa, que destacou a importância dessa parceria para a melhoria dos serviços de saúde prestados à esse público. “Fortalecemos ainda mais a parceria e avançamos na busca de um atendimento humanizado e inclusivo”, disse.

Para o subsecretário, Amaro Neto, a jornada é mais um avanço no cuidado com essa população. “Estamos em constante diálogo para a busca da humanização do atendimento e na satisfação das necessidades em saúde”, relata.

Segundo a coordenadora, Renata Lameira, o Programa Viva Japeri (Programa de Violências e Acidentes), possui um olhar sobre as violências cometidas contra a população LGBTI+ e diminuir a subnotificação dos casos é o maior desafio. “Nosso trabalho nas reuniões do grupo Fortalecimento de Rede, que ocorre mensalmente, é criar um espaço importante para debates, na busca de solução dos desafios. Queremos melhorar a oferta de serviços e atendimento das demandas. E a realização da jornada é um importante passo para a promoção das políticas públicas de saúde da população LGBTI+ e para conscientização”, disse.

Já a enfermeira da Educação Permanente de Japeri, Deusineth de Oliveira, os parceiros estão imbuídos no compromisso de trazer uma riqueza de conteúdos e uma interlocução que possa colocar em prática todo os exercícios praticados no encontro.

A primeira edição do evento, em 2022, reuniu cerca de cinquenta servidores públicos municipais da saúde. O Centro de Cidadania LGBTI+ oferece suporte necessário à população LGBTQIA+, com atendimento social e psicológico, além de acompanhamento jurídico dos casos necessários. O Centro de Cidadania LGBTI Baixada II fica na Estrada Ary Schiavo, S/N, Vila Santa Amélia – Japeri (ao lado do Detran).

Fotos: Samuel Sant’anna