O mês é símbolo da conscientização do aleitamento materno
Conhecido como ‘Agosto Dourado’, o oitavo mês do ano simboliza a luta pelo incentivo à amamentação. A Prefeitura de Japeri abraçou o tema e realizou, nesta quarta-feira, (16), a palestra “Facilitando o aleitamento materno: Fazendo a diferença para os pais que trabalham”, direcionada para os enfermeiros que atuam na Atenção Básica. A ação foi realizada pelo Programa de atenção à saúde da mulher, da criança e do adolescente (Paismca), no auditório do Centro Municipal de Especialidades, em Engenheiro Pedreira.
A palestrante Fernanda Póvoa, enfermeira especialista em saúde da família, destacou a simplicidade e a objetividade com que os profissionais devem realizar o atendimento às puérperas. Destacou ainda, que este ano, a Organização Mundial da Saúde (OMS) apresentou o tema em forma de convite para fortalecer pais e mães que trabalham, “Faça a diferença para mães e pais que trabalham”.
Segundo ela, no mês de agosto, o mundo inteiro discute a questão da amamentação. “O material da OMS é traduzido para quatorze idiomas e hoje ver as cidades da Baixada Fluminense, como Japeri, acompanhando esse cuidado, preocupado com a educação continuada de seus profissionais também é um grande incentivo a amamentação e a disseminação dessa ação em saúde para toda a sociedade”, disse.
A subsecretária de Atenção Básica, Caroline Bernardo, agradeceu a parceria da professora Fernanda Póvoa, que mostrou aos enfermeiros das unidades o desenvolvimento do tema em vertentes de saúde e social. Segundo ela, ao apresentar também a forma como o mundo lida com a temática, os profissionais puderam vislumbrar o compromisso da gestão municipal no acolhimento e na construção de ambientes saudáveis para a amamentação.
“Quanto mais conhecimento sobre a amamentação, maior a oportunidade de auxiliarmos as mães. Nossos profissionais estão na ponta, no cuidado direto e com o sistema de educação permanente dentro das temáticas de atuação, vamos aumentar a qualidade do nosso atendimento”, disse a gestora.
A palestrante também apresentou as atualizações sobre a nutrição infantil, desvendando os segredos do leite materno e os bancos de leite existentes no Estado. “Hoje, estamos reforçando e atualizando nossas informações sobre o aleitamento. Esse é um momento de troca entre enfermeiras”, completou.
No meio de um grupo muito atento às informações, Irene da Silva, enfermeira da unidade do bairro Guandu, destacou que as atualizações são importantes para levarem respostas às mães. “Precisamos nos atualizar porque nosso público vive realidades diversas, não precisar comprar leite artificial é uma grande economia, faz muita diferença”, ressaltou recebendo a concordância das enfermeiras Jessica Lima, Janaina Borges e Vanessa Rocha, das unidades Chacrinha, São Sebastião e Marabá.
Durante todo o mês de agosto as unidades básicas de saúde vão realizar diversas mobilizações com o intuito de conscientizar a população sobre a importância do aleitamento materno.
Agosto Dourado
A data passou a ser celebrada em 1992, com temas anuais que incluem sistemas de saúde, mulheres e trabalho; o Código Internacional de Marketing de Substitutos do Leite Materno, apoio comunitário, ecologia, economia, ciência, educação e direitos humanos. Os temas estão alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), desde 2016 e, dois anos depois uma resolução da Assembleia Mundial da Saúde endossou a campanha como uma importante estratégia de promoção do aleitamento materno.
A definição de Agosto Dourado é uma referência ao padrão ouro de amamentação.
Fotos: Lucas Alexandre