Produtores são capacitados com curso de Operação e Manutenção de Trator Agrícola

A qualificação gratuita está sendo ofertada pela Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de agricultura e Pesca em parceria com o SENAR

Diante da necessidade de mão de obra qualificada no campo, a Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), está oferecendo aos produtores rurais o curso de Operação e Manutenção de Trator Agrícola. A qualificação gratuita iniciou nesta segunda-feira (21), com aulas teóricas que aconteceram na Associação dos Produtores Rurais do Marajoara, órgão que teve participação na organização da aprendizagem.

Já as aulas práticas estão sendo feitas durante todo o dia na Associação de Produtores Rurais da Fazenda Normandia, no bairro Santa Inês , através de parceria e segue até sexta-feira (25). O curso aborda técnicas de conservação preventiva da máquina, desenvolvimento da prática operacional de preparo de solo, com operação de maneira correta do equipamento. Além do preparo do trabalhador para se atentar sobre a segurança do trabalho e maquinário. Os equipamentos para realização da atividade foi cedido pelo Instituto de Terras e Cartografia do Estado do Rio de Janeiro(Iterj).

Com duração de 40 horas, ele é destinado para quem não possui nenhum conhecimento sobre tratores agrícolas e tem interesse em se aprofundar mais no assunto. O curso também tem como pré -requisito que o aluno seja alfabetizado e tenha idade entre 18 e 65 anos. Além de carteira de motorista, categoria B. Após a finalização da formação, todos os estudantes recebem diploma após avaliação do instrutor.

O titular da pasta de Agricultura e Pesca, José Maurício, ressalta a importância do curso para os produtores rurais do município. “É muito importante essa capacitação em nosso município, em parceria com o SENAR. É um curso básico, onde o aluno vai aprender a fazer as funções e operação do trator e aplicações de mecânica e manutenção”, falou.

Segundo o instrutor do curso, Lourenço de Almeida Pereira, a qualificação tem o objetivo de ensinar o funcionamento e operação de tratores e reforçar os principais cuidados para a segurança do trabalhador. “É uma grande oportunidade para formação dos interessados. Ao concluir a capacitação, os participantes estarão aptos a operar e realizar manutenções diária, semanal e periódica em tratores agrícolas”, esclarece.

O agricultor Paulo César Machado Gomes, relatou o aprendizado que o curso está lhe proporcionando: “Estou gostando muito. O curso abre mais uma oportunidade de renda, já que agora podemos manusear pequenas máquinas e também realizar a manutenção delas. Estou agradecido com a oportunidade que a prefeitura está proporcionando”, enfatizou.

Já Leandro Xavier acredita que o curso vai aprimorar as técnicas desenvolvidas em sala de aula. “Tivemos aulas teóricas e práticas no campo também. Está sendo muito bom. O professor é excelente. Agradeço a prefeitura pela iniciativa “, disse o agricultor.