Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Japeri realiza formatura para 200 alunos

A formação, em quatro modalidades, estimulou também o convívio social e familiar

Em quatro modalidades, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Prefeitura de Japeri, que acontece por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho (Semast), realizou nesta quinta-feira, (24), a formatura de 200 alunos nas áreas de pintura em tecido, capitonê, designer de unha e sobrancelha. O evento foi realizado na Academia da Saúde, no bairro São Jorge.

A cerimônia reuniu familiares dos formandos, o vice-prefeito, Carlos Januário, a Secretária de Assistência Social, Ana Paula Alves,  secretários e subsecretários de governo, coordenadores dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), autoridades locais e a equipe da Semast.

“É maravilhoso para o nosso governo ofertar políticas públicas que possibilitem que cada cidadão trilhe seu caminho com autonomia”, disse o vice-prefeito, que relembrou aos presentes a última edição do Programa Prefeitura em Movimento, no bairro Delamare, ocasião em que as formandas devolveram em serviços a sociedade parte do receberam. “Naquele dia foi a prova do talento, da cooperação e da qualidade dos profissionais que hoje se formam. Vocês são a força de Japeri”, completou o gestor que estava representando a Prefeita, Fernanda Ontiveros.

A Secretária Municipal de Assistência Social, Ana Paula Alves, destacou o empenho de toda a secretaria, não só na realização do evento, como na diversificação dos atendimentos e nas realizações de trabalhos de impacto comprovado como o do SCFV. “Esse evento é resultado da união de uma equipe, da entrega de serviços e trabalho pela população. Parabéns aos profissionais e a todas as formandas que de agora em diante serão as novas profissionais das áreas da beleza, produtos e serviços”, destacou.

Fernando José, coordenador do SCFV

O coordenador do SCFV, Fernando José, muito emocionado, destacou as inúmeras dificuldades que o grupo encontrou pelo caminho e como foram unidos na busca por soluções, até chegar ao merecido momento da formatura. “Um dia muito especial para todos nós. Neste tempo de curso, compartilhamos muitas histórias e vivências. Eu estou muito feliz por ter vivido tudo isso com vocês que merecem todos os aplausos no dia de hoje”, declarou.

Para a formanda de designer de unha, Josiane Miguel, o caminho foi difícil, mas, estar nesse momento fez tudo valer a pena. “Fácil não foi, mas, sinto muita gratidão por ter concluído o curso e ser uma profissional certificada”, disse ao lado do marido, Anderson Gonçalves, que destacou como pontos positivos da formação, o orgulho de ver a esposa formada, o aumento da renda familiar e a realização de dizer ao filho que a mãe tem uma profissão.

Já Glória Maria, uma das alunas mais aplaudidas do evento, destacou com entusiasmo a união do grupo, o apoio das equipes técnicas dos Cras e os produtos que aprendeu a fazer no curso de pintura em tecido. “Eu fiz mais do que um curso, fiz amigos e me realizei como pessoa”, falou exibindo a camisa que ela mesma customizou.

Os vereadores Renan Schiavo, Professor Josimar e Matheus Ferraz foram unânimes em declarar o orgulho de serem testemunhas desse momento de nascimento profissional vivido pelos 200 japerienses que se formaram. “Vocês trilharam um novo caminho e provaram que o japeriense é um povo que aproveita as oportunidades”, disse Renan Schiavo.

“O novo tempo chegou trazendo crescimento e empoderamento. O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos está aberto para os nossos próximos alunos”, finalizou o coordenador Fernando.

O evento contou com o apoio da coordenação da Academia da Saúde e da Guarda Municipal.

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV)

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos é um dos serviços oferecidos pela Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), vinculado ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Ele integra o conjunto de serviços do SUAS, oferecendo à população que vivencia situações de vulnerabilidades sociais, novas oportunidades de reflexão acerca da realidade social, contribuindo dessa forma para a planejamento de estratégias e na construção de novos projetos de vida.

Fotos: Lucas Alexandre