Vinte Atletas de Japeri assinam adesão ao Bolsa Atleta na manhã deste sábado (26)

Benefício vai garantir custeio com alimentação, compra de materiais, passagens entre outras coisas

O tilintar das dezenas de medalhas de ouro prata e bronze, por muitos momentos foi o som ouvido no auditório da Escola Municipal Ary Schiavo, onde vinte atletas de diferentes modalidades esportivas participaram na manhã deste sábado, (26/8) da cerimônia de assinatura do termo de adesão ao Bolsa Atleta, oferecido pela Prefeitura de Japeri.

A cada assinatura, um relato de resiliência de pessoas que fazem do esporte seu modo de vida e tem no pódio o alvo de uma vida inteira. Para eles, os valores que podem chegar a R$ 15 mil, o que dependerá do crescimento deles em competições estaduais, nacionais e internacionais, é uma grande ajuda para custear viagens para jogos e competições, alimentação, suplementação alimentar, vestuário específico, taxas de competições e outras necessidades.

O benefício foi criado por meio do Projeto de Lei 003/2023 de autoria da Prefeita Fernanda Ontiveros, que esteve no evento e destacou a importância do investimento. “Tenho certeza de que daqui sairão atletas de alta performance, mas que precisam de investimento. Para mim, esporte, educação e saúde, jamais vão ser gastos. Quanto mais a gente entrega, mas a gente consegue colher”, disse a prefeita.

A Secretária Municipal de Esporte e Lazer, Valeria Carla, fez questão de informar que todo o processo foi feito com lisura e dentro da lei. “Estamos muito felizes por vocês estarem aqui para assinarem o termo. Nossos valores estão acompanhando o governo federal. É um incentivo para vocês crescerem”, enfatizou.

Quem também marcou presença foi o vereador Renan Schiavo, que parabenizou a iniciativa, da qual participou votando a favor da lei que garantiu o benefício. Também esteve presente o Secretário de Agricultura e Pesca, José Maurício.

Atletas

No auditório atletas paralímpicos, como Kaíque Martins e Douglas Firmino emocionaram pela superação. Kaíque tem apenas 14 anos, e uma trajetória de vida de lutas e conquistas. Passou por cirurgias, mas logo nas primeiras competições de atletismo vieram as medalhas de ouro, que exibe com orgulho. Já Firmino, que está no atletismo de lançamento de dardos, também exibe suas medalhas e emocionou a todos com sua história. Um vencedor!

Com apenas 13 anos, Rafaela Neres já acumula medalhas no Jiu Jitsu.  É campeã Sul-Americana e Rainha do Sul e do Sudeste. “O esporte é muito desvalorizado e este valor que vou receber vai me ajudar na troca de faixa, viagens e pagamento das taxas. Estou muito grata a prefeitura e a Secretaria de Esportes”, disse.

Já o boxeador Ramon Guilherme, 19 anos, disse que sempre teve dificuldade com lesões e agora com o auxílio vai ser possível dar uma atenção maior a essa parte e com viagens. Ele conseguiu R$ 375.

Conhecido como Tofú, João Vitor da Silva Venâncio, 18 anos, era só alegria. “Vou usar o dinheiro para custear compra de quimonos, passagens, suplementação alimentar e outras necessidades. Estou muito feliz”, contou Tofú.