Córrego do Primavera passa por limpeza realizada pelo Programa Limpa Rio

A ação iniciou nesta terça – feira(29) e é realizada pelo Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de Japeri

Depois de passar pelo bairro Maria José , O Programa Limpa Rio Comunidade chega novamente ao bairro Primavera. A ação do Governo do Estado, por meio do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) em parceria com a Prefeitura de Japeri , através da Secretaria Municipal de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável iniciou nesta terça – feira(29), com o serviço de limpeza e desassoreamento dos corpos hídricos do córrego da localidade.

O trabalho foi iniciado na altura do Conjunto Habitacional Residencial Eucaliptos 2, vai passar pela ciclovia do Primavera e seguirá curso até desaguar no córrego do Sarandi, no bairro Delamare. Todo o serviço está sendo feito de forma manual pelos operários num trecho de 2,36 km de extensão que envolve atividades de roçagem do mato, vegetação, retirada de entulhos e materiais que são descartados. O trabalho contribui para minimizar os impactos causados pelas fortes chuvas, assim evitando enchentes e beneficiando a população.O Programa também promove a conscientização da população em prol da preservação e defesa do meio ambiente. Quem também fortalece a iniciativa é a prefeita da cidade, Dra. Fernanda Ontiveros.” O poder público está fazendo sua parte em colocar os operários para realizar a limpeza dos córregos, mas precisamos que os moradores também colaborem e não faça o despejo de lixo em locais inadequados. É necessário que tenhamos responsabilidade, é preciso consciência “, declarou.

A titular da pasta de Meio Ambiente, Meire Lucy, disse que os trabalhos do Programa Limpa Rio Comunidade já percorreu outros bairros da cidade zelando pela segurança dos munícipes. ” Os trabalhos já foram feitos no Delamare, Chacrinha, Mucajá, Guandu, Vila Central e Nova Belém. E no Primavera, é a segunda vez que estamos fazendo o serviço para a segurança dos moradores”, destacou.

Segundo ela, a expectativa é que os funcionários consigam avançar até o final do córrego nas próximas semanas. O comerciante Eduardo Costa da Silva, de 50 anos, falou que ficou surpreso com a presença da equipe do Inea. ” Não esperava por esta surpresa. Esta limpeza é extremamente importante para os moradores. Aqui no rio tem cobra , tem ratos. Quando chove aqui fica horrível. Agradeço a equipe por este trabalho “, falou.

Já a auxiliar de serviços gerais Cristiane Rodrigues da Silva, de 46 anos, acompanhou todo o trabalho desde cedo. ” Estou observando os rapazes trabalharem desde cedo. Tá ficando bonito o trabalho. Espero que as pessoas colaborem também, não jogando lixo no rio”, disse a moradora.