Japeri no Grande Encontro de Saúde Bucal do Rio de Janeiro

A cidade foi representada por 18 profissionais que atuam nas unidades de Atenção Básica

Nesta quinta-feira, (31), a Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), participou do Grande Encontro Estadual de Saúde Bucal do Rio de Janeiro, que aconteceu no auditório da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), no centro da Cidade.

O encontro, que faz parte da agenda estratégica organizada pela Área Técnica de Saúde Bucal da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) e pelo Conselho Regional de Odontologia do Rio de Janeiro (CRO-RJ), tem o objetivo de promover uma maior integração entre os entes do Sistema Único de Saúde (SUS) e o debate sobre os temas mais atuais e relevantes para a saúde pública odontológica.

Os palestrantes foram a Coordenadora Geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Doralice Severo Cruz, que abordou o Panorama da Saúde Bucal no Brasil – Desafios e estratégias; e o coordenador da Área Técnica de Saúde Bucal da SES-RJ, Cesar Luiz Silva Junior, que falou dos Avanços e desafios na implementação da Política Nacional de Saúde Bucal no Estado do Rio de Janeiro.

O município de Japeri foi representado por 18 profissionais que atuam na Atenção Básica. Para a subsecretária, Caroline Bernardo, essa representatividade demonstra o compromisso não só com a educação continuada, mas, com a qualidade da prestação de serviço à população.

A coordenadora, Maíra Felix, destacou que a saúde bucal é um desafio e por isso, diariamente, são traçadas estratégias e rotas alternativas para garantir o acesso de qualidade do munícipe ao serviço. “Já avançamos através da implementação de fluxos de atendimento de acordo com as nossas metas, na educação em saúde e na especialização dos serviços”, destaca.

A coordenadora relata também, que a cidade possui um serviço de qualidade e que o profissional da ponta uma vez capacitado, vai entender mais sobre a visão das necessidades em gestão, sanar dúvidas e estreitar ainda mais o laço com a coordenação nas três esferas, federal, estadual e municipal.

“Foi uma grande honra ter ao meu lado neste encontro aqueles que lutam por uma odontologia digna e abraçam a saúde bucal de Japeri. Uma gestão de qualidade é próxima e resolutiva”, finalizou.

Todos os segmentos estavam representados: equipes de saúde bucal, Centro de Especialidades Odontológicas (Ceo), Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (PNAISP) e Laboratórios Regionais de Prótese Dentária (LRPD).

Fotos: PMJ