Prefeita de Japeri participa do lançamento do ‘Manifesto em Defesa da Mobilidade Urbana’

Iniciativa, que aconteceu na Câmara dos Vereadores do Rio, tem como objetivo traçar melhorias para o transporte público

Em busca de dar mais dignidade para o povo japerinese que utiliza os transportes públicos de todo o Rio de Janeiro, a Prefeita de Japeri, Drª Fernanda Ontiveros, participou do lançamento do ‘Manifesto em Defesa da Mobilidade Urbana na Região Metropolitana’, nesta segunda-feira (11). O evento, que tem como objetivo buscar melhorias de locomoção para os moradores, aconteceu no salão nobre da Câmara Municipal de Vereadores do Rio.

A iniciativa é indicação do vereador Edson Santos, presidente da Comissão Especial que trata do tema no legislativo. Durante o encontro, as autoridades debateram sobre as tarifas dos transportes públicos, a péssima qualidade dos ônibus, os descasos da SuperVia, com o aumento das passagens e os atrasos dos trens, além da conclusão da linha do metrô.

A prefeita Drª Fernanda Ontiveros fez parte da mesa de debates e pontuou a importância desse manifesto. “Essa iniciativa é muito importante para melhorar o ir e vir do nosso povo. Como médica, afirmo que as pessoas perdem qualidade de vida com os nossos sistemas de mobilidade urbana e não podemos mais deixar isso acontecer. Por isso, já levei esse assunto ao Governo Federal e Estadual em busca de melhorias nos trens e nos ônibus, pois, como eu digo, o nosso povo já perdeu muito e não pode mais viver assim. Precisamos de um Sistema Único de Mobilidade”, explicou a gestora.

Criador do manifesto, o vereador Edson explicou sobre o movimento. “A maioria da população fluminense vive, trabalha, mora, estuda e faz o seu lazer na Região Metropolitana e precisa de um sistema de transporte que funcione com qualidade, com custos mais baixos e com integrações, pois o direito à cidade e um direito básico do cidadão e precisamos exigir melhorias”, contou o presidente da Comissão.

O lançamento contou também com a presença do secretário Municipal de Transporte de Japeri, José Valente, de representantes da Firjan, da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e da Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), além de autoridades governamentais.