Secretaria Municipal de Pessoa com Deficiência realiza capacitação em Libras de funcionários da Saúde

A ação garante a inclusão e a promoção da igualdade no atendimento de pacientes surdos

Uma parceria entre as Secretarias Municipais de Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (Semped) e a de Saúde da Prefeitura de Japeri, firmada na última segunda-feira, (11), vai realizar a capacitação de funcionários da saúde que atuam no atendimento à população surda.

Segundo a secretária da Semped, Thallyta Protázio, a capacitação dos profissionais de saúde em Libras garante a inclusão e a promoção da igualdade no atendimento de pacientes surdos. “Vamos garantir a mesma qualidade da prestação do serviço dada aos pacientes ouvintes, seja no ponto dos cuidados ou de disseminação de informações”, disse a gestora.

Para o subsecretário de Planejamento, Charles de Jesus, a parceria faz parte da orientação da Prefeita, Dra Fernanda Ontiveros, de atendimento humanizado que garanta o tratamento adequado à toda população. “Através da Educação Continuada estamos adotando as formas institucionais de apoiar o uso e a difusão da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Nosso objetivo é ampliar o treinamento para toda a Semus”, finalizou.

O curso terá início no próximo dia, (28), com três turmas formadas por 75 profissionais da Atenção Básica, SAMU, vigilância em saúde, saúde mental e Hospital Municipal de Japeri.