Treino funcional, aulão de defesa pessoal e palestra do Setembro Amarelo animam a Quadra do Nova Belém

Secretaria de Esportes, Turismo e Lazer promoveu diversas atividades na manhã desta quinta-feira (14/09)

A manhã desta quinta-feira (14/09) foi pra lá de animada para os japerienses que estiveram presentes na Quadra Poliesportiva de Nova Belém. A Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, Turismo e Lazer (Semetuler), promoveu uma série de atividades relacionadas ao bem-estar e à saúde, como treino funcional, aulão de defesa pessoal e palestra sobre o Setembro Amarelo. A programação especial também contou com um café da manhã caprichado e uma emocionante apresentação de Balé. 

Para a secretária municipal de Esportes, Turismo e Lazer, Valéria Carla, as atividades desta quinta-feira tinham o objetivo de aprofundar as reflexões acerca do Setembro Amarelo, além de estimular um estilo de vida mais saudável. “Conseguimos trazer uma psicóloga, a Dra. Camila, para palestrar sobre a prevenção do suicídio. Já o professor José Roberto ministrou um aulão de defesa pessoal, oferecendo ferramentas básicas para que as mulheres possam se sentir mais seguras. Além disso, uma equipe do posto de saúde da Lagoa do Sapo aferiu a pressão das alunas. Finalizamos essa manhã movimentada com um café da manhã, que proporcionou um momento de confraternização e convívio social.”, disse a gestora. 

Palestra sobre o Setembro Amarelo 

A temática do Setembro Amarelo foi abordada pela psicóloga Camila de Oliveira. A especialista em saúde mental destacou o papel do esporte para o corpo e a mente. “O nosso intuito era fomentar as discussões sobre o cuidado da saúde mental na cidade de Japeri. Falar do Setembro Amarelo é falar sobre a valorização da vida! Fizemos a palestra dentro de um contexto esportivo, pois a atividade física produz neurotransmissores que são fundamentais para a saúde mental. As pessoas com transtornos de ansiedade, por exemplo, podem encontrar uma grande ajuda em encontros como o de hoje”, apontou. 

A dona de casa Dineia de Paula ficou encantada com os conhecimentos adquiridos durante a palestra. “Eu adorei! Precisamos estar atentos aos sinais que o nosso corpo e a nossa mente estão emitindo. Muitas pessoas acham que a saúde mental é um assunto secundário, mas aqui aprendemos que isso precisa ser prioridade. Também aprendi que o esporte e o nosso lado psicológico caminham de mãos dadas”, disse. 

Aulão de defesa pessoal 

Uma das atividades mais aguardadas da manhã desta quinta-feira era a aula de defesa pessoal do professor José Roberto Braga. O faixa preta de jiu-jitsu aprovou a disposição dos participantes. “Queríamos demonstrar que a mulher pode e deve ter condições de se defender. As agressões, tanto na rua como dentro de casa, acontecem diariamente. Mas quando uma mulher sabe o básico da defesa pessoal, o cenário se modifica. Ensinamos técnicas básicas da defesa pessoal e algumas alunas subiram no tatame para treinar. Foi uma manhã muito produtiva e o pessoal ficou muito engajado com as atividades”, apontou. 

A aluna da oficina de funcional, Marisa Vieira, já está planejando os próximos passos na defesa pessoal. “A demonstração do professor Roberto foi impressionante. Sempre tive a preocupação de aprender sobre a autodefesa, então estou motivada a aprender mais sobre esse assunto”, elogiou.

Fotos: Caroline Freitas

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*