Semana de Conscientização do Trânsito é iniciada em Japeri

O evento de abertura ocorreu na Praça Leni Ferreira 

Foi dada a largada para a Semana de Conscientização do Trânsito em Japeri! Nesta segunda-feira (18/09), a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito, Transporte e Ordem Urbana e Postura (SEMUSTOP), deu início a uma série de atividades de conscientização que possuem o objetivo de construir um trânsito mais seguro no município. A ação de abertura ocorreu na Praça Leni Ferreira e contou com a participação de representantes da SEMUSTOP, Guarda Municipal, Polícia Rodoviária Federal e Segurança Presente. 

Os eventos seguem as diretrizes da Semana Nacional de Trânsito, que é comemorada todos os anos entre os dias 18 e 25 de setembro. Em Japeri, o cronograma prevê visitas da Guarda Municipal nas unidades de ensino, palestra informativa na E.M Duque de Caxias e ação da Operação Lei Seca. A atividade de encerramento da Semana de Conscientização do Trânsito ocorrerá na Praça Vereador Wendel Coelho na próxima segunda-feira (25/09). 

O secretário municipal de Segurança, Trânsito, Transporte e Ordem Urbana e Postura, José Valente, destacou a importância das ações para o município de Japeri. “O nosso objetivo é levar informações para a população, mostrando a necessidade de termos muita consciência quando estivermos no trânsito. Também estamos fazendo uma maratona pelas escolas do município com o objetivo de educar as crianças sobre as regras de trânsito. Cerca de 35 mil pessoas morrem todos os anos no Brasil em virtude de acidentes de trânsito, então cada município do país precisa fazer a sua parte para que tenhamos uma sociedade mais segura”, disse o gestor. 

Educação no Trânsito 

Para o coordenador da Guarda Municipal de Japeri, Edson Guena, a Semana de Conscientização do Trânsito possui um papel educativo. “Queremos que a população tenha a mentalidade da segurança. As informações básicas, como limite de velocidade, uso do capacete e cinto de segurança, podem salvar muitas vidas. Trabalhamos diariamente pelas ruas de Japeri e a nossa missão é mostrar que a educação no trânsito é vital para a diminuição do número de acidentes”, pontuou. 

A dona de casa, Priscila da Conceição, levou a filha para participar da apresentação de Balé que encerrou a atividade de abertura da Semana de Conscientização do Trânsito. A moradora do bairro Nova Belém aprovou o conteúdo dos discursos dos agentes de segurança e de trânsito. “Aprendi bastante coisa, as equipes da Prefeitura, da Guarda Municipal e da PRF foram muito atenciosas. Acho muito importante que as nossas crianças tenham contato com essas ações, pois elas formarão a próxima geração de condutores”, avaliou. 

Fotos: Carolina Freitas

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*