Palestra e ação da Operação Lei Seca: Semana da Conscientização do Trânsito continua a todo vapor em Japeri

Prefeitura promove atividades informativas na E.M Duque de Caxias e na Praça Vereador Wendel Coelho 

As ações da Semana da Conscientização do Trânsito continuam levando informação e conhecimento à população de Japeri. Nesta quinta-feira (21/09), a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito, Transporte e Ordem Urbana e Postura (SEMUSTOP), participou de duas atividades: palestra informativa na Escola Municipal Duque de Caxias e ação da operação Lei Seca na Praça Vereador Wendel Coelho. 

Os eventos seguem as diretrizes da Semana Nacional de Trânsito, que é comemorada todos os anos entre os dias 18 e 25 de setembro. A primeira atividade prevista no cronograma japeriense ocorreu na última segunda-feira (18/09), na Praça Leni Ferreira, e contou com a participação de representantes da SEMUSTOP, Guarda Municipal, Polícia Rodoviária Federal e Segurança Presente. O encerramento da Semana da Conscientização do Trânsito de Japeri ocorrerá na próxima segunda-feira (25/09), na Praça Vereador Wendel Coelho. 

A diretora do Departamento Municipal de Trânsito de Japeri, Karina Nogueira, destacou a importância das atividades propostas pela Semana da Conscientização. “Precisamos que a população tenha conhecimento dos riscos que existem no trânsito. Qualquer tipo de erro pode gerar consequências irreparáveis. Estivemos na E.M Duque de Caxias e fizemos uma ação na Praça Wendel Coelho, e contamos com o apoio dos agentes educativos da operação Lei Seca. Graças a essa parceria, conseguimos fazer um importante trabalho de conscientização com a nossa população ”, disse. 

PALESTRA EDUCATIVA 

Na parte da manhã, dezenas de alunos japerienses participaram de uma palestra sobre as regras e cuidados de trânsito. Os pequenos aprenderam sobre diversas temáticas, como os sinais de trânsito, a importância do cinto de segurança, equipamentos necessários para andar de bicicleta e atenção na hora de atravessar a rua. 

A pequena Laiara Ferreira, de 7 anos, prestou atenção em cada detalhe ensinado pelos agentes da Lei Seca e pelos Guardas Municipais. “Adorei o vídeo que ensinou muitas coisas pra gente. Inclusive, aprendi que quando a pessoa for beber, ela não pode dirigir depois e que não pode andar de moto sem capacete”, contou a aluna.

AÇÃO DA OPERAÇÃO LEI SECA 

Já no período da tarde, agentes da operação Lei Seca promoveram uma campanha educativa na Praça Vereador Wendel Coelho. Valdilene Valente, chefe de equipe de educação da Operação Lei Seca, salientou a relevância do projeto. “É importante que todos entendam que o trânsito é muito mais do que carros e motos. O trânsito é composto por pessoas e cada um precisa fazer a sua parte, como atravessar na faixa, andar na calçada e usar cinto de segurança. São mais de 33 mil mortos no trânsito por anos no Brasil e nós precisamos mudar esse cenário. Nesta quinta-feira, fizemos uma ação educativa, com o apoio de agentes que são vítimas de acidentes de trânsito. O intuito era fornecer informações à população”, contou. 

O motorista Amarildo de Souza elogiou a operação. “Fiquei muito satisfeito com a abordagem. Acho que as pessoas precisam tomar mais cuidado quando estão por aí no trânsito. Se todo mundo tiver um pouco mais de consciência e respeito, podemos ter um trânsito mais seguro. Operações como essas podem salvar muitas vidas”, pontuou.

Fotos: Lucas Alexandre

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*