Prefeitura realiza distribuição de mudas na programação do “Setembro Verde ”

A iniciativa ocorreu nesta quinta-feira (21), na Praça Vereador Wendel Coelho e Japeri

Quem passou pela praça vereador Wendel Coelho, em Engenheiro Pedreira, nesta quinta-feira (21), comemorado o Dia da Árvore,  teve a oportunidade de levar para casa uma muda de planta gratuitamente. A ação teve como objetivo incentivar o plantio de árvores pela população, o que valoriza e ajuda o meio ambiente.

A iniciativa da prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, aconteceu simultaneamente na praça Leni Ferreira, no Centro de Japeri. E junto com as plantas, a equipe da secretaria realizou cadastro dos moradores para receberem o serviço de coleta seletiva nos bairros. Além disso, foram distribuídos materiais educativos, entre cartilhas e folders que abordaram os temas sobre os recursos hídricos, descarte incorreto de lixo e reciclagem.

A programação faz parte do Setembro Verde que conta com uma extensa programação durante todo o mês com cursos, conferência, plantio de mudas e caminhada ecológica, visando conscientizar a população sobre educação ambiental. A ação de conscientização sobre o meio ambiente, de acordo com a titular da pasta de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Meire Lucy, é uma prática realizada durante todos os eventos da secretaria. “Investir na educação ambiental é de grande importância para garantir um futuro mais verde. Minha Secretaria realiza essas atividades com essa prática em todos os eventos, que são direcionados para toda a população, em especial os alunos da rede municipal” , disse.

A autônoma Elizete Gonçalves e moradora do bairro Senhor do Bonfim, não perdeu tempo e adquiriu uma muda de manjericão. “Acho legal esses eventos. Gosto de plantas e minha casa tá cheia de várias espécies. Peguei uma muda, vou plantar e cultivar para que fique bonita e eu possa mais tarde usufruir”, declarou.

Já Valdeci Arcanjo, que é segurança, disse que a iniciativa deve percorrer outros bairros também. ” Passei por aqui e achei que estavam sendo vendidas. Vi que era de graça e aproveitei a oportunidade. Só acho que essa prática deveria percorrer outros bairros. Tem muita gente que gosta. Também é uma forma de incentivar a preservação do meio ambiente”, disse.