Complexo Municipal de Regulação completa 100 dias zerando filas de espera por consultas e procedimentos em Japeri

O equipamento já realizou mais de 14 mil atendimentos desde a inauguração que fez parte do pacote de presentes pelo aniversário da cidade

Receber um presente e conseguir comprovar a eficácia dele é gratificante. Foi o que a população da cidade de Japeri sentiu ao ver inaugurado pela Prefeitura, o Complexo Municipal de Regulação (CMR) no dia, (16/06). O equipamento completa 100 dias, cumprindo o compromisso da gestão municipal de zerar as filas de espera por consultas, exames e procedimentos.

O setor, que funciona no Centro Municipal de Especialidades (Cemes), de Engenheiro Pedreira, recebeu a missão de acelerar os encaminhamentos referenciados da atenção básica ou de especialidades para que a população pudesse acessar os serviços de média e alta complexidade sem demora.

O fruto do trabalho realizado pelo equipamento pôde ser visto nos mutirões que ocorreram e zeraram as filas reprimidas principalmente em virtude do período de pandemia. O último aconteceu no dia, (7), feriado da Independência, quando 100 usuários realizaram a cirurgia de catarata no Hospital Rio Saúde, em Duque de Caxias.

A Prefeita, Dra Fernanda Ontiveros, declarou que com muito trabalho a equipe vem conseguindo cumprir com o prometido no dia da inauguração. “Nosso compromisso era zerar as filas e estamos alcançando. São mutirões de exames, procedimentos e marcações de consultas. Foram mais de 1300 agendamentos de primeira vez e retorno no início do mês. Agora buscamos zerar as cirurgias eletivas.”, disse a chefe do executivo.

O paciente, Paulo Rodrigues Pereira, (60), morador do bairro Guandu, experimentou a celeridade do serviço. Ele que foi a consulta por um incômodo nos olhos, ao receber o diagnóstico de catarata, foi encaminhado para a regulação, sendo agendado para os exames e operado no último dia, (7). “Estou muito agradecido pela cirurgia e pelo tratamento recebido. Não esperei na fila, fui consultado, fiz os exames e fui operado”, disse demonstrando a satisfação.

Segundo a subsecretária de Atenção em Saúde, Tatiana Soares, todos os esforços da Pasta estão sendo empenhados. “Não é só uma marcação, é um atendimento humanizado, considerando que os novos pacientes não ficam à espera, que as respostas são encaminhadas pelo aplicativo de WhatsApp e que estamos comprometidos com um serviço de excelência contínua”, disse a gestora.

Para a coordenadora do Complexo Municipal de Regulação, Letícia Motta, é uma grande realização ver o encerramento de filas que pareciam ser intermináveis. “Hoje, o paciente chega no CMR e recebe uma resposta rápida de sua solicitação. Podemos até dizer que em Japeri, chegou, marcou!”, disse com entusiasmo já realizando a próxima marcação.

O CMR já zerou as filas de ressonância magnética e tomografia computadorizada de bacia, coluna cervical e lombar; de ressonância magnética de pelve e tórax; de tomografia computadorizada de crânio, abdômen superior, cervical e coluna torácica; de mamografia; e ultrassonografia abdominal, carótidas, tireoide, pelve, colposcopia e vias urinárias.

A chefe do executivo, destacou ainda que a gestão municipal está alinhada com os Governos Federal e Estadual na transparência e na efetivação da qualidade dos serviços do SUS na cidade. “O Complexo de regulação e os mutirões atestam que o tratamento humanizado é um pilar de importância singular na nossa gestão. Posso dizer que estou muito feliz de ver que estamos com uma maior velocidade e modernidade no atendimento da população.”, finalizou.

No dia, (10/7), foi inaugurado no Centro Municipal de Especialidades de Japeri um polo de atendimento do CMR para evitar o deslocamento dos usuários da área central da cidade para o bairro de Engenheiro Pedreira. “Já são 65 dias que as marcações são realizadas também em Japeri”, disse Letícia.

Comemoração pelos 100 dias de atendimento

Para lembrar a data, os pacientes que foram ao Complexo de Regulação, nesta sexta-feira, (22), foram recepcionados com um coffee break que marcou os 100 dias. Nesse período a equipe do CMR realizou mais de 14 mil atendimentos e já recebeu um novo desafio: o Programa Fila Zero de cirurgias eletivas.

“Eles completaram uma missão com excelência e já estamos com novo desafio, zerar as filas de cirurgias eletivas até o Natal. Vamos juntos dar esse presente para a população de Japeri”, disse a prefeita que parabenizou a equipe pelo trabalho e atendimento humanizado.

Fotos: Lucas Alexandre e PMJ