Encerramento da Semana da Conscientização do Trânsito movimenta a Praça Wendel Coelho, em Japeri

Prefeitura promove ação educativa e distribui materiais informativos sobre a segurança no trânsito 

Nesta segunda-feira (25/09), a Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito, Transporte e Ordem Urbana e Postura (SEMUSTOP), encerrou a Semana da Conscientização do Trânsito. Entre os dias 18 e 25 de setembro, diversas ações educativas foram oferecidas à população, como palestras informativas e ação da Operação Lei Seca. A atividade final ocorreu na Praça Wendel Coelho e contou com a participação das secretarias municipais de Saúde e de Esportes, Turismo e Lazer. 

O encerramento da programação da Semana da Conscientização do Trânsito teve a colaboração da Guarda Municipal, Segurança Presente e Polícia Militar. Durante o evento, os especialistas forneceram dicas e informações sobre o trânsito e integrantes da SEMUSTOP entregaram folhetos educativos. A secretária municipal de Esportes, Turismo e Lazer, Valéria Carla, e o vereador Mateus Ferraz também estiveram presentes. 

O secretário municipal de Segurança, Trânsito, Transporte e Ordem Urbana e Postura, José Valente, exaltou o papel das atividades da última semana para o trânsito de Japeri. “Durante a Semana da Conscientização do Trânsito, promovemos inúmeras atividades educativas. Para as crianças das unidades de ensino municipais, por exemplo, conseguimos oferecer um importante conteúdo acerca das normas de trânsito. E essas ações não vão terminar. Aqui em Japeri, em sintonia com as orientações da Prefeita Dra. Fernanda Ontiveros e da secretária municipal de Educação, professora Carol, iremos fazer atividades regulares nas escolas”, disse o gestor. 

ATIVIDADES APROVADAS PELA POPULAÇÃO 

A dona de casa Lídia Alves elogiou a iniciativa da administração municipal. “Estava passando por aqui com a minha filha e aproveitei para acompanhar a palestra. As crianças, e todas as pessoas em geral, precisam ter mais consciência. Todo dia alguém sofre um acidente em virtude de imprudências, como atender o telefone enquanto dirige. Isso precisa ser combatido, então as pessoas precisam ser instruídas”, apontou. 

Já para Luciana Menezes, que também esteve presente na Praça Wendel Coelho, a Semana da Conscientização do Trânsito é um dos períodos mais importantes do ano. “Fico muito feliz quando vejo os governantes trabalhando para promover a educação no trânsito. A vida em sociedade precisa de trabalho em equipe. As autoridades oferecem as ferramentas e a população faz a sua parte”, disse. 

AÇÃO EM CONJUNTO 

Além das atividades promovidas pela SEMUSTOP, que foram encerradas com um sorteio da empresa de cosméticos Granado, a população teve acesso a ações das secretarias municipais de Saúde (Semus) e de Esportes, Turismo e Lazer (Semetuler). Alunas da oficina de Balé da Semetuler fizeram uma apresentação artística e a equipe médica, de enfermagem e agentes de saúde da Unidade Básica de Saúde do Alecrim promoveram uma mobilização de saúde, que contou com atendimento médico, pesagem do Programa Bolsa Família, verificação de pressão arterial e glicemia, vacinas, marcação de preventivo, pré-natal, puericultura e teste rápido (hepatites, HIV, sífilis).

Fotos: Carolina Freitas

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*