4ª Conferência Municipal de Cultura de Japeri agita a quadra do Mucajá

Moradores ainda foram contemplados com desfile, Sarau Rita Diva e demais atividades

Democratização do acesso à cultura, preservação do patrimônio cultural, economia criativa, direito às artes e muito mais: esses foram alguns dos temas debatidos na 4ª Conferência Municipal de Cultura de Japeri realizada neste sábado (30), na Quadra do Mucajá. O encontro reuniu centenas de pessoas para um longo debate em busca de mais políticas públicas para a área na cidade.

Organizado pela Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, a 4ª Conferência tem como tema a “Democracia e Direito à Cultura’.  “Esse é um momento muito importante para nos reunirmos com a sociedade civil e os artistas japerieses para trocarmos ideias e traçarmos juntos metas para o crescimento da cultura na nossa cidade. Todas as políticas públicas pensadas aqui, serão levadas para as Conferências Estadual e Nacional”, explicou a prefeita, Drª Fernanda Ontiveros.

Durante a iniciativa, foram eleitos os cinco novos delegados que vão representar a cidade com direito a voz e voto nas Conferências Estadual e Nacional. “Três pessoas da sociedade civil e duas do poder público irão nos representar nas próximas conferências e elaborar propostas de políticas públicas. Esse é um momento incrível de diálogo em que população tem o espaço para dizer o que quer na nossa Japeri”, explicou o secretário da Pasta, Jorge Braga Jr.

Além das pautas debatidas na Conferência, também houve a eleição para vacância e suplentes dos novos membros da sociedade civil para o Conselho Municipal de Cultura e o lançamento dos editais da Lei Paulo Gustavo.

A mesa contou com a presença da Prefeita Drª Fernanda Ontiveros, do secretário de Cultura Jorge Braga Jr., da subsecretária de Cultura Daniela Beliago, do Vice-presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais Jonathas Correia, do Vereador Mateus Ferraz e do subsecretário de Integração Cultural da Baixada Fluminense Augusto Vargas.

Cultura para todo lado

A 4ª Conferência Municipal foi encerrada com grandes apresentações culturais de artistas do Sarau Rita Diva, iniciativa realizada em homenagem a ex-secretária de Cultura, militante e atriz, que faleceu em decorrência de complicações da Covid-19.