Sábado com Feira e Mobilização da Saúde

Com 645 atendimentos, a ação aconteceu em parceria com o curso de enfermagem JM

Quem foi à feira que acontece todo sábado no entorno da Praça Vereador Wendel Coelho, em Engenheiro Pedreira, neste dia, (30), pôde aproveitar e participar da Mobilização da Saúde, promovida pela Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o curso Técnico de Enfermagem JM. A ação foi até as 13h.

A Mobilização, que teve 645 atendimentos,  ofertou serviços de verificação de pressão arterial, glicemia, vacinação contra Covid-19, Influenza e rotina; teste rápido de hepatites, HIV e sífilis, distribuição de preservativos, palestra de valorização da vida e uma mesa com itens da feira que demonstravam uma alimentação saudável com frutas e sucos de receitas simples que qualquer pessoa pode fazer em casa.

Quem passou pela praça e resolveu parar não se arrependeu. Foi o caso do morador de Engenheiro Pedreira, Levi Dutra, (71), que saiu de casa para ir ao mercado e a feira, acabou verificando a pressão arterial, a glicemia e experimentando um suco de abacaxi com hortelã. “Super aprovo essas ações aqui na praça. Olha quanta coisa eu fiz, num sábado de manhã quando só ia no comércio”, disse se refrescando com suco.

Já a dona de casa, Janete Machado, passava com os dois filhos e ao saber que podia verificar a glicemia, logo resolveu aproveitar. “Com duas crianças pequenas fica difícil cuidar da minha saúde. Mas, eles estão bem aqui no meu caminho, vou aproveitar”, disse.

Para a subsecretária de Atenção Básica, Carolina Bernardo, a parceria é uma união de forças pelo bem-estar da população. “Com a participação do curso JM podemos ampliar os serviços já ofertados na mobilização, como palestras e a demonstração de alimentação saudável. Ao mesmo tempo em que contribuímos para a formação dos novos profissionais que podem adquirir experiência dentro da realidade de saúde da população”.

“Estamos formando profissionais com um olhar humanizado, que entenda que o acolhimento é a principal ferramenta de trabalho que terão. Hoje, o que fizemos foi uma busca ativa desse paciente que muitas vezes não consegue ir até uma unidade de saúde durante a semana. Nossa parceria é importante porque, tanto a Prefeitura quanto o Curso JM, entendem a necessidade de fortalecimento dos serviços para a promoção da saúde da população”, explicou Emily Mussel, proprietária do Curso JM.

A enfermeira, Helen Santos, coordenou a ação e falou da importância das ações em saúde estarem junto a população. “Hoje a saúde está em todas as áreas da cidade. Nossas mobilizações mostram o compromisso da gestão municipal e conscientizam a população da importância de participarem de ações preventivas em saúde. A prevenção salva vidas!”, disse a profissional enquanto segurava um cartaz que ofertava um abraço.