Japeri promove 2º Fórum do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência

Encontrou contou com a presença de mais de 60 pessoas para debater políticas públicas da área

Sob o tema ‘Cenário atual e futuro na implementação dos Direitos da Pessoa com Deficiência’, a Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, promoveu o 2º Fórum do Conselho Municipal da Pasta, nesta quarta-feira (18). O evento, que contou com a participação de mais de 60 pessoas, aconteceu no auditório da Escola Municipal Ary Schiavo.

A iniciativa tem como objetivo debater políticas públicas para a área na cidade. Durante o encontro, cinco eixos foram debatidos, como: 1- Estratégias para manter e aprimorar o controle social, assegurando a participação das pessoas com deficiência; 2- Garantia do acesso das pessoas com deficiência às políticas públicas e avaliação biopsicossocial; 3- Financiamento da promoção de direitos da pessoa com deficiência; 4- Cidadania e acessibilidade e 5- Os desafios para a comunicação universal.

“Nosso principal objetivo hoje é traçar metas e trocar experiências para o fortalecimento das políticas públicas da pessoa com deficiência. Todas as propostas levantadas aqui no fórum, serão levadas para as esferas estadual e nacional. Agradeço a Prefeita, Drª Fernanda Ontiveros, por abraçar essa causa e implantar ações voltadas para esse grupo e promover a inclusão na cidade”, disse a secretária da Pasta, Thallyta Protázio.

Para a presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Angela Maria, o fórum é muito importante para o futuro da cidade. “Iremos elaborar 15 propostas de políticas públicas para pessoas com deficiência, com o objetivo de promover a inclusão de todos no mercado de trabalho, na educação e em todas as áreas que eles quiserem”, concluiu ela.

Também participaram do evento o presidente da Comissão da Pessoa com Deficiência na Câmara de Vereadores, Márcio Rodrigues, conhecido como Bibi, a presidente da APAE, Daiana Ruivo, a representante da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e palestrante, Joselene Dantas, o subsecretário de Esporte, Francisco Duarte, e o vereador Renan Schiavo.