3ª Feira de Ciências, Tecnologia e Matemática agita a quadra do Nova Belém, em Japeri

Durante o dia, os alunos da rede municipal, estadual e particular expuseram suas experiências inovadoras

A criatividade e a inovação dos alunos de Japeri invadiram a quadra do Nova Belém na 3ª edição da Feira de Ciências, Tecnologia e Matemática – Fectmat. Organizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, o evento aconteceu nesta quinta-feira (19) e reuniu estudantes da rede municipal, estadual e particular.

Os estudantes expuseram seus trabalhos inéditos na feira. Entre as experiências apresentadas estão os carros de robô, sistema de iluminação solar, circuito elétrico, telhado verde e sustentável, sistema do ciclo da água e energia alternativa.

Os melhores trabalhos das categorias Ensino Médio, Fundamental e Educação de Jovens e Adultos ganharão passeios e medalhas. “A Fectmat é muito importante para incentivar os nossos alunos e professores, além de estimular a criatividade deles. E o prêmio é apenas uma forma de parabenizá-los pela inovação. Agradeço ao empenho de todos, os projetos estão excelentes”, disse a prefeita, Drª Fernanda Ontiveros.

A secretária da Pasta, professora Caroline Ontiveros, fez questão de visitar todos os estantes e ouvir a explicação dos alunos sobre os trabalhos produzidos. “Chegamos na 3ª edição de sucesso da Fectmat. Estou muito feliz com a dedicação de todos para apresentar projetos inovadores. Quero parabenizar todas as escolas e todos os alunos, sem eles nada disso seria possível”, destacou a gestora.

Quem adorou participar da iniciativa e apresentar o seu trabalho junto com os amigos foi a estudante Priscilla Vieira (13), da E. M. Célia Sobreira. “Com a orientação dos nossos professores Rogério e Tábata, criamos brinquedos de robô com materiais recicláveis, como o nosso carrinho que é feito de pilhas e pregadores”, disse a aluna do 7º ano, que acredita que a feira lhe prepara para os estudos no futuro.

O evento contou com o apoio das Secretarias de Saúde, Meio Ambiente e do Centro de Cidadania LGBTI, além da participação do vice-prefeito, Carlos Januário, dos secretários Jorge Braga Jr. e Valéria Carla, e dos vereadores Mateus Ferraz, Renan Shiavo e o Miga.