Ciclos de Encontros com o tema “Valoriza Servidor”acontece pela segunda vez, em Japeri

O evento acontece até o dia 07 de novembro e é destinado a servidores e estagiários do Município

Pela segunda vez, a Prefeitura de Japeri, por meio do Centro de Estudos Jurídicos da Procuradoria Geral do Município de Japeri( CEJUR), está promovendo o Ciclo de Encontros, com o tema “Valoriza Servidor”, destinado a servidores e estagiários do Município.

E nesta quinta – feira (19), os participantes tiveram a oportunidade de participar do Encontro sobre “Sustentabilidade nas Contratações”, cuja exposição foi feita pelo geógrafo Matheus Santos da Silva. A iniciativa visa instruir os profissionais do setor público sobre diversos assuntos voltados a rotinas, planejamento , procedimentos administrativos , entre outros temas importantes voltados para a gestão municipal.

Na ocasião, o servidor da Secretaria Municipal de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, esclareceu que o tema é importante, já que na cidade se trabalha muito a pauta ambiental. “ No artigo 225, da Constituição Federal, o principal instrumento que rege o país , diz que todos têm direito ao meio ambiente equilibrado, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”, disse.

Segundo o coordenador acadêmico do evento, Dr. Gabriel Somma, os encontros tem a finalidade de trazer assuntos do cotidiano da Administração Pública municipal para serem debatidos. “ O Ciclo de Encontros foi uma ideia que surgiu no ano passado, com a finalidade de trazer os temas do dia a dia relacionados a Administração Pública para dialogarmos.

O encontro é aberto aos servidores e estagiários do Município, não precisa realizar inscrição. Quem é servidor ou estagiário do Município e queira participar, pode comparecer às terças e quintas,“, declarou. No total, serão sete encontros até 09 de novembro, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed), sempre às terças e quintas – feiras, das 10h às 12h.

O Secretário Municipal de Agricultura e Pesca, José Maurício, estava presente e também aprovou o Encontro. “ O tema é importante, principalmente, para que possamos realizar uma nova adequação até nos processos que encaminhamos. E o servidor também é um consumidor. Faz uso de produtos e materiais que precisam desempenhar uma certa sustentabilidade”, falou.

Confira o cronograma dos próximos encontros:

• Dia 24/10 (terça-feira) Tema : “Fiscalização em Contratos – Pagamento e Sanções” Expositor: Leonel Silva Bertino Algebaile.

• Dia 26/10 (quinta-feira) Tema: “Acesso ao Serviço Público – Concurso, Nomeação, Posse e Exercício.” Expositor: Gabriel Somma Quaresma de Oliveira.

• Dia 31/10 (terça-feira) Tema: “Aspectos gerais do ETP – Estudo Técnico Preliminar.” Expositor: Daniele Ribeiro Silva dos Santos.

• Dia 07/11 (terça-feira) Tema : “Noções Básicas de Orçamento Público.” Expositores: Andrea Guimarães de Souza. • Dia 09/11 (quinta-feira) Tema : “Principais distinções entre a Lei 8.666/93 X Lei 14.133/2021.” Mesa redonda.