Japeri realizará etapa municipal da Conferência Nacional de Educação

Encontro acontecerá na Escola Municipal Ary Schiavo, no dia 27 de outubro

Em busca de debater políticas públicas para o avanço da educação, a Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizará na próxima sexta-feira (27) a etapa municipal da Conferência Nacional de Educação 2024. O encontro acontecerá no auditório da E. M. Ary Schiavo, das 8h às 17h. Além disso, no dia 24 de outubro, todas unidades de ensino da rede pública irão discutir o ‘Documento de Mobilização nas Unidades Escolares’, nas próprias escolas.

A Conferência terá como tema o ‘Plano Nacional de Educação, decênio 2024-2034: Política de Estado para a garantia da educação como direito humano, com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável’ e debaterá sete eixos temáticos, além de eleger delegados para representar a cidade na etapa intermunicipal.

“Esse é um momento muito importante para trocarmos experiências e traçarmos metas para as melhorias da nossa educação pública, na valorização dos educadores, na inclusão dos alunos com deficiência e muito mais. Tenho certeza que essa etapa será bastante proveitosa para a nossa cidade”, explicou a secretária da Pasta, professora Caroline Ontiveros.

Os eixos a serem debatidos são:

1 – O PNE como articulador do Sistema Nacional de Educação, sua vinculação aos planos decenais estaduais, distrital e municipais de educação, em prol das ações integradas e intersetoriais, em regime de colaboração interfederativa;

2 – A garantia do direito de todas as pessoas à educação de qualidade, com acesso, permanência e conclusão, em todos os níveis, etapa e modalidades, nos diferentes contextos e territórios;

3 – Educação, Direitos Humanos, Inclusão e Diversidade – equidade e justiça social na garantia do direito à educação para todas as pessoas e o combate às diferenças e novas formas de desigualdade, de discriminação e de violência;

4 – Gestão democrática e educação de qualidade – regulamentação, monitoramento, avaliação, órgãos e mecanismos de controle e participação nos processos e espaços de decisão;

5 – Valorização profissionais da educação – garantia do direito à formação inicial e continuada de qualidade, ao piso salarial e carreira e às condições para o exercício da profissão de forma segura e saudável;

6 – Financiamento público da educação pública, com controle social e garantia das condições adequadas para a qualidade social da educação, com vistas à democratização do acesso e da permanência;

7 – Educação comprometida com a justiça social, a proteção da biodiversidade, o desenvolvimento socioambiental sustentável para a garantia de uma vida com qualidade e o enfrentamento das desigualdades e da pobreza.

8h às 10h – Credenciamento

8h30 às 9h – Solenidade de abertura