Prefeitura de Japeri realiza novas cirurgias pelo Programa Fila Zero

A ação municipal vai alcançar 30 mulheres para laqueadura e terá outras especialidades, zerando a fila de procedimentos eletivos até dezembro

A Prefeitura de Japeri realizou nesta segunda-feira, (23), mais uma etapa do Programa Fila Zero de Cirurgias Eletivas. A iniciativa acontece em parceria com o Hospital Rio Saúde, na Cidade de Duque de Caxias e a expectativa é acabar com a espera pelos procedimentos até dezembro.

O programa que tem como objetivo reduzir o tempo de espera para cirurgias eletivas, zerando as filas e proporcionando uma melhor qualidade de vida aos pacientes, acontece hoje e amanhã, (24), com as cirurgias ginecológicas de 30 pacientes que realizaram o planejamento familiar nas unidades de Atenção Básica da cidade.

A prefeita, Dra Fernanda Ontiveros, acompanhou as pacientes e destacou a importância das ações que a gestão vem realizando em prol da saúde das mulheres. “A mulher da nossa cidade hoje pode contar com uma rede de atenção à saúde que passa pelos cuidados na Atenção Básica, consulta, exame preventivo, planejamento familiar e a opção de implantação do DIU. Mas, entendemos que essa atenção precisava ser completa, ofertando a elas a laqueadura”, disse a gestora enquanto conversava no quarto 102 com as pacientes, Ana Beatriz e Jaqueline.

Moradoras do bairro Jardim Delamare, Ana Beatriz (23) e Jaqueline Rodrigues (39) realizaram o planejamento familiar e optaram pela laqueadura. “Fui apresentada a todos os métodos durante o planejamento familiar, mas tenho seis filhos e me senti mais segura com a laqueadura”, disse Ana.

Já para Jaqueline, com dois filhos com idades de 20 e 14 anos, a laqueadura é a garantia de poder organizar melhor a vida dela e dos filhos. “Em 2017 eu perdi um bebê. Estava recém admitida no trabalho e minha vida ficou tumultuada. Foi aí que resolvi fazer o planejamento familiar e escolhi a cirurgia por ser definitiva. Hoje realizei esse desejo por mim e por meus filhos”, falou olhando a foto dos filhos no celular.

Moradoras do Jardim Delamare, Ana Beatriz e Jaqueline Rodrigues realizaram o Planejamento Familiar e aguardavam a cirurgia

Muitos filhos e pouco tempo para os cuidados pessoais e os sonhos

A dona de casa Ana Paula tem seis filhos nas idades de 10, 9, 7, 6 e 3 anos e o mais novo com 9 meses, mora no bairro Cosme e Damião, em Engenheiro Pedreira e aos 28 anos sua principal queixa é o pouco tempo que tem para os cuidados pessoais e de saúde. “Amo muito meus filhos, mas sinto falta de poder dar mais atenção a mim mesma e aos meus sonhos que ficaram parados porque preciso primeiro dar conta dos meus filhos”, disse demonstrando ansiedade para o momento da cirurgia, recebendo o apoio da nova amiga e também paciente, Andressa Oliveira, (27) moradora do bairro Guandu. “Quando recebi o telefonema da agente de saúde, foi um presente, uma esperança renasceu”, falou Andressa que fez até escova nos cabelos para sair da unidade rejuvenescida.

Não são poucas as mulheres que apresentam como motivações para a cirurgia de laqueadura, a necessidade de reorganização financeira, o fato de serem mães com muitos filhos e sem convivência com companheiro, as chamadas de mães solo e, a principal, poderem olhar mais para os cuidados pessoais, a saúde e a realização dos sonhos, esquecidos pelos cuidados com a família.

“Esse mês em que o mundo promove o Outubro Rosa, na nossa cidade ele se torna um marco de prevenção, pela intensificação das ações contra o câncer de mama e colo do útero que estão acontecendo nas unidades básicas, mas também porque é o mês de providências com políticas públicas de atendimento às mulheres não só para laqueadura, mas para todas as cirurgias eletivas”, reafirmou a prefeita.

Programa Fila Zero de Cirurgias Eletivas de Japeri

O Programa Fila Zero de Cirurgias Eletivas é uma iniciativa da gestão municipal que visa acabar com a espera dos pacientes para cirurgias eletivas em diversas áreas, como oftalmologia, ginecologia, urologia, ortopedia entre outras.

No dia sete de setembro, feriado nacional da Independência, a Prefeitura realizou a primeira etapa do programa com o mutirão da catarata, na ocasião 100 pacientes foram levados ao Rio Saúde de Caxias para o procedimento oftalmológico. Outros 100 pacientes já realizaram os exames pré-operatórios para a intervenção na mesma modalidade no próximo dia, (28).

O Centro Municipal de Regulação (CMR), que fica no Centro Municipal de Especialidades (Cemes) de Engenheiro Pedreira, realiza os contatos para convocação dos pacientes inseridos no Sistema Estadual de Regulação (SER) de acordo com o cronograma de cirurgias. O equipamento já realizou mais de 14 mil atendimentos entre marcações de exames e cirurgias desde a inauguração, em junho.

A Prefeitura aderiu também ao Programa Opera RJ da Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro pelo convênio com o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense (Cisbaf), que é o maior consórcio de saúde do Brasil em termos de população, considerando os cerca de 3,7 milhões de habitantes das cidades da Baixada.