Laqueadura: Segundo dia de cirurgias no Hospital Rio Saúde

Os procedimentos foram realizados com sucesso e as pacientes que saíram de alta tranquilizaram quem chegava para esse momento

O sol da manhã desta terça-feira, (24), ainda não tinha nascido e a frota de carros da Prefeitura de Japeri, destinados ao transporte de pacientes do Programa Fila Zero de Cirurgias Eletivas já se dirigia para a cidade de Duque de Caxias, onde mais um grupo de 15 mulheres passariam pelo procedimento de laqueadura no Hospital Rio Saúde.

As pacientes, moradoras dos diversos bairros da cidade, realizaram o planejamento familiar nas Unidades Básicas de Saúde e optaram pelo método definitivo. “O planejamento familiar faz parte da ampliação do acesso à informação sobre os métodos contraceptivos e permite à mulher decidir sobre a melhor alternativa de anticoncepção”, disse a subsecretária de Atenção Básica, Carolina Bernardo.

Segundo o médico Oswaldo Caetano, ginecologista e obstetra do Hospital Rio Saúde, a laqueadura tubária é uma técnica que tem um menor tempo de recuperação pós operatória, menor risco de infecção e cicatriz reduzida. “As cirurgias foram realizadas com sucesso, as pacientes que estão saindo de alta, levam as prescrições e recomendações medicamentosas e irão retornar em 10 dias para a retirada dos pontos”, disse ele que deu alta ao primeiro grupo e explicou que o método é totalmente seguro, com baixíssima taxa de reversão de 0,1% à 0,4%.

Diante das palavras do médico, as pacientes que se dirigiam para a porta de saída, erguem a cabeça para viver um novo tempo de cuidados pessoais e qualidade familiar. “Agora vou dar mais atenção aos meus filhos porque depois que o último, hoje com nove meses, crescer, eu não vou ter mais crianças em casa”, declarou Ana Beatriz, que tem seis filhos.

Para Andressa da Silva, (34), que assistia a saída do primeiro grupo e assinava sua admissão na internação, esse é um momento que não esperava viver, porque duvidava que conseguiria a laqueadura no SUS. “Eu fiz o planejamento e resolvi esperar e acreditar que esse momento chegaria. Chegou, e eu sei que de agora em diante vai ser tudo melhor na minha vida”, disse entrando para os preparativos com o anestesista.

“Eu fiz o planejamento e resolvi esperar e acreditar que esse momento chegaria. Chegou, e eu sei que de agora em diante vai ser tudo melhor na minha vida”, paciente Andressa da Silva

O Programa

O Programa Fila Zero de Cirurgias Eletivas é uma iniciativa da gestão municipal que visa acabar com a espera dos pacientes para cirurgias eletivas em diversas áreas, como oftalmologia, ginecologia, urologia, ortopedia entre outras.

A primeira etapa aconteceu em setembro com o mutirão da catarata e na ocasião 100 pacientes foram levados ao Hospital Rio Saúde de Caxias para o procedimento oftalmológico. O próximo grupo de pacientes já realizaram os exames pré-operatórios para a intervenção na mesma modalidade e farão a cirurgia no próximo dia, (28).

O Centro Municipal de Regulação (CMR), que fica no Centro Municipal de Especialidades (Cemes) de Engenheiro Pedreira, realiza os contatos para convocação dos pacientes inseridos no Sistema Estadual de Regulação (SER) de acordo com o cronograma de cirurgias.

A Prefeitura também faz parte do Programa Opera RJ da Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro  (Ses/RJ) pelo convênio com o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense (Cisbaf), parceiro nas cirurgias de laqueadura.

Fotos: Lucas Alexandre