Programa ‘Saúde na Escola’ atendeu alunos e suas famílias nesta quarta (25)

A ação beneficiou diversos estudantes da Escola Municipal Aristides Arruda e seus responsáveis com atendimentos feitos pelos profissionais da saúde do município

O Programa Saúde na Escola (PSE), realizado pela Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), levou atendimentos de multivacinação, pesagem para o Bolsa Família, teste rápido para sífilis e outros atendimentos para alunos e familiares da Escola Municipal Aristides Arruda, no bairro Nova Belém em Japeri.

O evento aconteceu nesta quarta-feira, 25, e contou com palestra sobre obesidade infantil com o estudante de educação física Vinícius Silva, que fez dinâmicas voltadas para conscientização sobre alimentação, vida saudável e a importância de exercícios físicos.  Para ilustrar, promoveu uma atividade com alunos do 5º ano, demonstrando a importância de eles se movimentarem e evitarem o sedentarismo.

“Conseguimos alcançar o atendimento as famílias que não possuem tempo de ir à unidade. O Programa é uma importante ação de integração da saúde com a educação e hoje nossa equipe realizou esse contato direto com as famílias. Ficamos também mais próximos das crianças ensinando a importância dos cuidados desde cedo”, disse a enfermeira, Elizane Annunciação.

A moradora do bairro Nova Belém, Cintia Gisele Xavier, acompanhou os filhos João Miguel (4) e Samuel (8) para serem vacinados contra a gripe e a febre amarela. “Facilita muito e não sobrecarrega o posto de saúde”, completou.

Iata Anderson, pai dos alunos Ray Toledo (11) e Sophia Toledo (6), esteve presente com os filhos na unidade e disse que a ação é importante. “A Sophia sofre de pânico de unidade de saúde pelo tempo que já passou internada”, disse o pai.

Programa Saúde na Escola (PSE)

O Programa Saúde na Escola (PSE) realiza a integração entre as Pastas da Educação e da Saúde. Tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, promovendo o enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.

Texto : Christian Assunção

Fotos: Carolina de Freitas