Japeri realiza Conferência Nacional de Educação

Encontro reuniu centenas de profissionais da área e sociedade civil em busca de mais melhorias nas políticas públicas

Nesta sexta-feira (27), a Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou a etapa municipal da Conferência Nacional de Educação – Conae. O encontro, que reuniu centenas de profissionais da área e sociedade civil em busca de mais melhorias nas políticas públicas, aconteceu na Escola Municipal Ary Schiavo.

Sob o tema ‘Plano Nacional de Educação, decênio 2024-2034: Política de Estado para a garantia da educação como direito humano, com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável’, a conferência contou com a palestra sobre a importância da Conae e da mobilidade social do Rene Lages e a apresentação do ator e comediante, Uel Fragha.

Presente no evento, a secretária de Educação, professora Caroline Ontiveros, destacou a importância da Conae. “Eu costumo dizer que ninguém trabalha sozinho e a conferência é uma grande prova que juntos podemos melhorar ainda mais as políticas públicas de educação, pois aqui vamos debater ideias, trocar experiências e propor juntos um Plano Nacional de Educação. Quero aproveitar para parabenizar a todos que participaram da conferência em busca de um futuro melhor para todos”, explicou a gestora.

De acordo com a diretora da Ensino, Gisele Carla, a conferência irá nortear a educação dos próximos anos. “Neste encontro debatemos sete eixos para as melhorias de políticas públicas da educação e todas as propostas traçadas aqui serão levadas para a etapa intermunicipal”, disse ela.

Durante o evento, também estiveram presentes os secretários municipais Jorge Braga, José Maurício, Andrea Guimarães, Andreia Brito, Talita Cardoso, Valéria Carla e Renilton Brandão, além da controladora geral, Verônica Machado.

Os eixos debatidos foram:

1 – O PNE como articulador do Sistema Nacional de Educação, sua vinculação aos planos decenais estaduais, distrital e municipais de educação, em prol das ações integradas e intersetoriais, em regime de colaboração interfederativa;

2 – A garantia do direito de todas as pessoas à educação de qualidade, com acesso, permanência e conclusão, em todos os níveis, etapa e modalidades, nos diferentes contextos e territórios;

3 – Educação, Direitos Humanos, Inclusão e Diversidade – equidade e justiça social na garantia do direito à educação para todas as pessoas e o combate às diferenças e novas formas de desigualdade, de discriminação e de violência;

4 – Gestão democrática e educação de qualidade – regulamentação, monitoramento, avaliação, órgãos e mecanismos de controle e participação nos processos e espaços de decisão;

5 – Valorização profissionais da educação – garantia do direito à formação inicial e continuada de qualidade, ao piso salarial e carreira e às condições para o exercício da profissão de forma segura e saudável;

6 – Financiamento público da educação pública, com controle social e garantia das condições adequadas para a qualidade social da educação, com vistas à democratização do acesso e da permanência;

7 – Educação comprometida com a justiça social, a proteção da biodiversidade, o desenvolvimento socioambiental sustentável para a garantia de uma vida com qualidade e o enfrentamento das desigualdades e da pobreza.