Educação Continuada realiza Capacitação em Puericultura Humanizada

A ação foi para os enfermeiros da Atenção Básica com o objetivo de atualizar e aprimorar protocolos de acompanhamento dos recém-nascidos

A Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), realizou nesta terça-feira, (31), a Capacitação em Puericultura Humanizada para enfermeiros que atuam nas unidades básicas de saúde da cidade. A ação que aconteceu no auditório do Centro Municipal de Especialidades (Cemes), em Engenheiro Pedreira, tem o objetivo de levar atualização e aprimoramento no acompanhamento periódico dos recém-nascidos.

A médica, Carla Machado, conduziu os trabalhos e destacou o papel da puericultura no crescimento e desenvolvimento de crianças recém nascidas

A médica, Carla Machado, conduziu os trabalhos e destacou o papel da puericultura no processo de crescimento e desenvolvimento de crianças recém nascidas. A palestrante enfatizou ainda a importância de testes como os do pezinho, olhinho, coraçãozinho e orelhinha que detectam precocemente doenças e anomalias nos primeiros dias de vida.

“Temos um conjunto de ações e protocolos, que estamos atualizando nas capacitações com os nossos profissionais para aumentar a detecção de doenças e a qualidade do nosso serviço. Hoje, é um grande avanço que todas as maternidades da nossa região já estejam fazendo o teste do coraçãozinho, permitindo o monitoramento de doenças cardíacas”, disse a pediatra.

Para a enfermeira, Helen Santos, da Educação continuada, departamento da Subsecretaria de Atenção Básica, o objetivo principal das capacitações é manter os profissionais atualizados e aumentar a qualidade dos serviços prestados à população. “Atuamos na ponta, precisamos ter o olhar refinado e os ouvidos atentos. Na puericultura, colhemos os relatos dos responsáveis, mas, os sinais da criança são determinantes para os encaminhamentos. É um atendimento integral”, relatou ela que também fez a capacitação ao lado dos colegas que foram divididos em dois grupos.

A subsecretária, Carolina Bernardo, com a médica Carla Machado e um dos grupos de enfermeiros da Atenção Básica

Segundo a subsecretária de Atenção Básica, Carolina Bernardo, novas capacitações estão previstas para dar suporte aos atendimentos da atenção primária. “Nosso objetivo é termos uma equipe cada vez mais capacitada e atualizada dentro dos protocolos do Sistema Único de Saúde (SUS), aprimorando também, a integração com o território e os recursos assistenciais locais”, disse a gestora.

Relato de caso concreto

Enfermeira da Unidade Básica de Saúde da Chacrinha, Jessica Lima, deu um depoimento do caso concreto atendido na unidade. “A criança com sinais de broncoaspiração, estava com a pele arroxeada e sinais de engasgo. Realizamos as medidas e manobras, viramos para o lado esquerdo, massageamos o tórax para ajudar a recuperar a respiração e evitar que ela sofresse alguma lesão cerebral, foi um verdadeiro trabalho de equipe. Enquanto eu fazia as manobras, os colegas acionaram o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) e a médica da unidade”, foi um sufoco, mas, uma ação importante da equipe que atuou em conjunto”, relatou.

“Não queremos nunca que essas situações aconteçam, mas, as capacitações são para estarmos preparados diante de momentos como esse. Temos que observar fatores de risco e vulnerabilidades que cercam as diferentes fases do desenvolvimento e estarmos capacitados para enfrentá-las, dando às nossas crianças uma puericultura humanizada e holística”, disse a médica.

Fotos: PMJ