Japeri se prepara para as fortes chuvas de verão

Defesa civil da cidade promove um simulado de mesa para os órgãos municipais

Em busca de preparar a cidade para as fortes chuvas de verão, a Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Defesa Civil, realizou um simulado de mesa com a participação de todos os setores do Governo Municipal. O encontro, que aconteceu nesta quarta-feira (8), foi realizado no auditório da E. M. Ary Schiavo.

A iniciativa contou com a palestra do coordenador da Regional de Defesa Civil Sul II, tenente-coronel Carlos Cunha e a presença da prefeita, Drª Fernanda Ontiveros, do subcoordenador da Redec Sul II, tenente-coronel Celso Lopes, dos secretários Ziel Pavani, Jorge Braga Jr., Thallyta Protázio, Cristiano Pingim e Meire Lucy, e demais representantes do governo.

“Como médica e prefeita dessa cidade entendo a importância desses treinamentos para preparar todos os órgãos públicos e moradores para casos de desastres naturais e, claro, de atentados em escolas, como aconteceu em outras cidades nos últimos tempos”, explicou a chefe do executivo, Drª Fernanda Ontiveros.

Para o coordenador da Redec Sul II, tenente-coronel Cunha, o simulado é uma forma de ampliar as informações. “Aqui temos representantes de todos os setores do Governo Municipal, onde cada um irá aprender o seu papel dentro de uma situação de desastre, além de serem grandes multiplicadores de orientações para o povo. Estou muito feliz com as ações da Defesa Civil de Japeri que cumpre com louvor o seu papel”, contou ele.

O simulado tem como objetivo preparar as secretarias municipais e mostrar na prática todas as ações já pensadas no Plano de Contingência. Durante o encontro, os participantes aprenderam sobre como agir no pré-desastre, desastre e pós-desastre.

“Estou muito feliz com a adesão de todos os setores do nosso governo nesta iniciativa tão importante para o cuidado com a população. Essa união é que faz toda a diferença para que possamos agir da melhor forma em casos de desastres”, destacou o secretário de Defesa Civil, Ziel Pavani.