Defesa Civil de Japeri realiza simulação de desocupação de espaço em escola pública

A iniciativa contou com a participação de mais de 200 alunos, educadores e equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiro, Samu e Segurança Presente

Nada melhor do que estar preparado para qualquer eventualidade dentro de uma escola. Pensando nisso, a Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Defesa Civil, realizou uma simulação de incêndio e desocupação de espaço na Escola Municipal Darcílio Ayres Raunheitti. A iniciativa aconteceu nesta quinta-feira (9) e contou com a participação de mais de 200 alunos, educadores e equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiro, Samu e Segurança Presente.

A atividade tem como objetivo preparar toda a cidade para possíveis eventualidades, como incêndios, deslizamentos e ataques, dentro de escolas ou qualquer outro espaço. “Já realizamos uma simulação parecida com essa na Associação de Pais e Alunos dos Excepcionais, com a ideia de instruir todas as equipes a trabalharem com pessoas com necessidades especiais. Agora, chegou a vez de realizar a mesma iniciativa em uma escola pública e, mais uma vez, todos se saíram super bem”, explicou o secretário da Pasta, Ziel Pavani.

Para a gestora da unidade de ensino, Leila Verônica, a simulação é muito importante para todos. “Esse é um momento em que todos aprendem e podem ser grandes multiplicadores de informações. Tenho certeza se, infelizmente, alguém passar por uma situação parecida com a da atividade em algum lugar, vai saber como agir. Inclusive as nossas crianças que sempre prestam atenção em cada detalhe e contam para os pais depois”, disse a educadora.

A pequena Alice Mendes, de apenas 6 anos, prestou atenção em cada detalhe e gostou de participar da experiência. “O tio disse que era pra gente fingir que a escola estava pegando fogo e agora estamos aqui para nos salvar”, disse ela. Quem também gostou foi o Paulo Henrique, de 6 anos. “Aprendi o que devemos fazer se a nossa escola pegar fogo. Temos que seguir a professora e chamar o bombeiro para eles apagarem o fogo”, contou.