Abertura do Núcleo de Esporte e Inclusão movimenta a Quadra do Nova Belém, em Japeri

A iniciativa oferecerá exercícios coletivos, recreativos e de desenvolvimento cognitivo

Nesta quinta-feira (9/11), a Prefeitura de Japeri, por meio das Secretarias de Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (Semped), e Esportes, Turismo e Lazer (Semetuler), promoveu o evento de abertura do Núcleo de Esporte e Inclusão, que irá funcionar na Quadra do Nova Belém. Com o objetivo de promover atividades inclusivas, que melhorem a qualidade de vida e o desenvolvimento dos alunos, as aulas ocorrerão às quintas-feiras, a partir das 15h. 

Serão oferecidas atividades esportivas coletivas, recreativas e jogos de desenvolvimento cognitivo para crianças (a partir dos cinco anos), adolescentes e adultos com deficiência e mobilidade reduzida. A programação de abertura desta quinta-feira contou com a prática de esportes adaptados, como o vôlei sentado, e atividades especiais conduzidas por uma psicóloga para as mães dos alunos.

A secretária da Pessoa com Deficiência, Thallyta Protázio, destacou a importância do Núcleo de Esporte e Inclusão para a cidade de Japeri. “É um projeto que visa o acolhimento de mães e filhos. As pessoas com deficiência possuem o direito de ter acesso ao esporte, cultura, educação, lazer e inclusão. Neste primeiro momento fizemos um reconhecimento das potencialidades e habilidades de cada aluno. O núcleo dispõe de psicólogo, pedagogo e apoio de outras secretarias municipais. Também iremos oferecer oficinas para as mães. ”, disse a gestora. 

A dona de casa, Eunice dos Santos, é mãe do aluno Fernando de Souza. A japeriense está animada com o início das atividades e acredita que a iniciativa irá trazer benefícios para a vida de seu filho. “Amei o programa, pois ele irá auxiliar o desenvolvimento pessoal do Fernando. Ele estava muito ansioso para frequentar as aulas e ficou animado com essas primeiras atividades.  O tratamento foi o melhor possível e gostei de todos os detalhes, como a sala de acolhimento que será um espaço muito importante para os responsáveis e seus filhos.”, elogiou. 

O subsecretário de Esportes, Turismo e Lazer, Francisco Duarte, salientou os benefícios do Núcleo. “Não se trata apenas do resgate do esporte adaptado, mas também estamos desenvolvendo um projeto que visa a inclusão. Para as mães dos alunos, teremos oficinas, pois elas também merecem esse cuidado e atenção”, avaliou. 

Os interessados em participar do Núcleo de Esporte e Inclusão devem comparecer na Secretaria da Pessoa com Deficiência (Av. Rui Barbosa, s/n, Engenheiro Pedreira), de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Fotos: Lucas Alexandre

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*